Alteração na dieta diminui risco de doenças cardíacas, diz estudo
Uma investigação publicada no American Journal of Medicine explica também que o risco de doenças renais pode ser diminuído. Conheça as mudanças que tem de fazer.
© Shutterstock
Lifestyle Estudo
Segundo um estudo publicado no American Journal of Medicine, uma dieta rica em frutas e vegetais pode diminuir o risco de doenças cardiovasculares, renais e também contribuir para um melhor controlo da pressão arterial.
O estudo analisou 153 pessoas com hipertensão e que tinham um elevado risco de doença renal crónica. Os participantes foram divididos em três grupos.
Um juntou duas a quatro chávenas de frutas e vegetais à sua dieta; outro acrescentou bicarbonato de sódio para reduzir a acidez; e um que continuou o regime normal.
A investigação foi feita ao longo de cinco anos. Concluíram que uma dieta rica em vegetais e frutas poderia melhorar a saúde do coração e promover a saúde dos rins.
"As dietas ricas em frutas e vegetais devem ser uma parte fundamental do tratamento de pacientes hipertensão", explicou Donald Wesson, um dos principais autores do estudo.
“A verdadeira questão daqui para frente não é se frutas e vegetais funcionam em pacientes com pressão alta, mas sim como fazemos para que a maioria dos doentes continuem com este tipo de dietas.”
Leia Também: Três mudanças simples que podem ajudá-lo a dormir (muito) melhor
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com