Meteorologia

  • 13 JULHO 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 25º

KP.3. O que se sabe sobre a nova variante de Covid-19

É uma nova variante da FLiRT, dominante nos Estados Unidos, e foi recentemente classificada como variante sob monitorização pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças.

KP.3. O que se sabe sobre a nova variante de Covid-19
Notícias ao Minuto

08:16 - 24/06/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Coronavírus

A KP.2 e a KP.1.1 surgiu como um novo conjunto de variantes da Covid-19, apelidado como FLiRT. Recentemente, juntou-se mais uma a este conjunto, a KP.3. É dominante nos Estados Unidos e foi também classificada como variante sob monitorização pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças.

Segundo o Today, do canal NBC, a KP.3 representa cerca de 33% dos casos nos Estados Unidos este mês de junho. Em maio representava apenas 10% dos casos.

"A KP.3 é uma nova subvariante que, em conjunto com sua variante 'irmã’', a KP.2, surgiu no mês passado e agora está causar a maioria das infeções por Covid-19", revela Albert Ko, médico  infecciologista e professor de saúde pública.

Leia Também: Covid-19. Vacinação de doentes com cancro reduz risco de morte

Será que é mais transmissível do que outras variantes, mesmo em comparação com outras mutações FLiRT? "Ainda é cedo, mas a impressão inicial é que esta variante é bastante transmissível", explica ao Today William Schaffner, professor de doenças infecciosas..

"Penso que a boa notícia é que não há provas que demonstrem que seja mais grave e que esteja a causar mais hospitalizações ou mortes", continua. Em relação aos sintomas, são semelhantes aos da KP.2 e a KP.1.1, bem como com os da JN.1.

Entre eles estão febre e calafrios, tosse, dores de garganta, congestão e corrimento nasal, dores de cabeça, fadiga,  perda de paladar ou sintomas gastrointestinais.

Leia Também: Mais de 123 mil vacinas contra a Covid-19 inutilizadas na última campanha

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório