Meteorologia

  • 15 JULHO 2024
Tempo
19º
MIN 18º MÁX 26º

Gaia lança programa com atividades para levar população aos parques

Cinema ao ar livre, aulas de atividade física e mercados são algumas das iniciativas do Sábados ao Parque, programa apresentado hoje em Vila Nova de Gaia que visa atrair a população aos parques desta cidade do distrito do Porto.

Gaia lança programa com atividades para levar população aos parques
Notícias ao Minuto

19:16 - 20/06/24 por Lusa

Lifestyle Lazer

Com várias atividades gratuitas, o Sábados ao Parque tem início sábado e prolonga-se até janeiro do próximo ano.

Em comunicado, a câmara de Gaia refere que "o grande objetivo é proporcionar a todos os residentes do concelho encontros na natureza onde possam exercitar o corpo, a mente e a alma", numa "oportunidade para todos de quebrarem o isolamento e aumentarem o seu bem-estar emocional".

Leia Também: E que tal uma aula de ioga com vista para o mar?

"[São momentos] que visam ajudar cada um a estar mais preparado para enfrentar os desafios do dia a dia", sublinha a autarquia liderada pelo socialista Eduardo Vítor Rodrigues.

Aulas abertas, cinema ao ar livre, oficinas, conversas e um mercado são algumas das propostas que vão distribuir-se, todos os sábados, pelos parques do Vale de S. Paio e da Ponte Maria Pia Fitness Park, num sábado por mês (em junho, dia 22) no Parque da Lavandeira e noutro sábado por mês no Parque Biológico (29 de junho).

Este projeto resulta de uma candidatura à rubrica dedicada às Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), sendo que "todas as atividades têm como mote a temática da sustentabilidade ambiental e o bem-estar da população", destaca a autarquia, apontando para um total de mais de 150 iniciativas, com incidência nas oficinas (64) e aulas abertas (70).

Os temas em torno dos quais se focarão os dias deverão mudar ao longo dos meses, estando já programados Sábados Saudáveis, Sábados Sustentáveis, Sábados com Vida, Sábados a Educar, Sábados a liderar e Sábados a Cuidar.

O cinema ao ar livre terá uma lotação máxima de 350 participantes, enquanto os concertos deverão privilegiar artistas nacionais.

Já o mercado funcionará todo o dia, das 9 às 18 horas, com cerca de duas dezenas de 'stands' de produtos de agricultura biológica, reciclagem ou artesanato criado por pessoas com deficiência e instituições de solidariedade.

As oficinas, que deverão durar cerca de hora e meia, terão no máximo de 40 participantes, e as aulas abertas, com lotação máxima de 50 participantes, terão uma duração de 35 a 50 minutos, incidindo na prática de desporto, artes marciais, dança, meditação, entre outras áreas.

Leia Também: Manhãs de ioga com direito a pequeno-almoço? Saiba onde!

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório