Meteorologia

  • 19 JULHO 2024
Tempo
20º
MIN 19º MÁX 32º

Vitamina D. Sinais de perigo (além dos óbvios) a que deve estar atento

A maior parte da população portuguesa sofre deste mal. Mas será que sabe o que acontece no nosso corpo quando a carência de vitamina D é profunda?

Vitamina D. Sinais de perigo (além dos óbvios) a que deve estar atento
Notícias ao Minuto

08:24 - 20/06/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Níveis baixos de vitamina D, um nutriente essencial para pele, ossos e saúde mental, podem provocar uma série de problemas de saúde que vão muito além do cansaço constante.

A endocrinologista Fernanda Machado lembra ao portal Saúde em Dia que a vitamina D a vitamina D é um importante aliado do sistema imunitário. É que por isso que a sua falta pode levar a uma maior suscetibilidade a infeções, além de todos os sintomas associados à baixa imunidade. 

Leia Também: Médico revela alimentos que nunca aconselharia (nem ao pior inimigo)

Alguns dos sintomas podem ser, por vezes, passar despercebidos ou ser interpretados erradamente. A médica alerta para sinais de perigo como a queda capilar, especialmente em mulheres, e sintomas depressivos.

A carência de vitamina D também aumenta o risco de doenças inflamatórias do intestino, autoimunes, cardiovasculares e neurodegenerativas, bem como de infeções virais e bacterianas. Além disso, pode levar à perda óssea progressiva, "evoluindo para quadros de osteoporose grave com aumento do risco de fraturas", avisa.

Leia Também: Três dicas para não desperdiçar leite lá em casa e que nunca imaginou ler

"A vitamina D pode ser obtida através da alimentação, mas é sobretudo sintetizada através da pele", sendo que "as peles escuras podem ter mais dificuldade em sintetizar a vitamina D mas, em média, a exposição a raios ultravioleta de intensidade quatro a cinco, por um período de 15 minutos ou mais, permite a ativação da provitamina presente na pele", pode ler-se no portal do grupo Lusíadas.

Óleo de fígado de bacalhau, peixes gordos, leite e derivados, iscas de fígado, cogumelos e leveduras são fontes de vitamina D em que deve apostar.

Leia Também: Cancro do pulmão vê-se na ponta dos dedos. Sintoma afeta 35% dos doentes

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório