Meteorologia

  • 13 JULHO 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 25º

Cancro do pulmão. As abelhas (sim, leu bem) podem vir a salvar vidas

Um estudo da Michigan State University refere que podem vir a ser usadas na deteção da doença.

Cancro do pulmão. As abelhas (sim, leu bem) podem vir a salvar vidas
Notícias ao Minuto

18:49 - 17/06/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Cancro do pulmão

Investigadores da Michigan State University, nos Estados Unidos, revelaram um novo método que usa abelhas para detetar o cancro do pulmão. Os pequenos animais foram capazes de detetar substâncias químicas associadas a este tipo de cancro no hálito de humanos.

As conclusões foram publicadas na Biosensors and Bioelectronics e mostraram uma taxa de sucesso de 82%. "Estes resultados indicam que o sistema olfativo das abelhas pode ser usado como um sensor biológico sensível de gases para detetar cancro do pulmão em humanos", revela Debajit Saha, um dos autores do estudo, em comunicado, aqui citado pela Fox News.

Leia Também: Esperança renovada. Foi criado fármaco contra cancro do pulmão agressivo

Foram feitos testes de misturas de hálito em cerca de 20 abelhas. "As abelhas detetaram concentrações muito pequenas. Foi um resultado muito forte. Podem diferenciar pequenas mudanças nas concentrações químicas da mistura respiratória", continua. Revela que conseguiram perceber a diferença entre o hálito sintético de cancro e o hálito saudável.

"As implicações futuras são enormes, já que nosso sensor poderá permitir que os pacientes recebam diagnósticos específicos de cancro rapidamente, o que é fundamental para o tratamento." Explica que a deteção precoce de cancro do pulmão pode reduzir o risco de morte em 20%.

Segundo a rede de saúde CUF, "ainda não foi possível encontrar as causas para o cancro do pulmão, mas alguns fatores de risco são conhecidos. Os principais fatores de risco são: tabagismo, idade e genética."

Leia Também: Cancro do pulmão vê-se na ponta dos dedos. Sintoma afeta 35% dos doentes

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório