Meteorologia

  • 17 JULHO 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 29º

Médica esclarece cinco dúvidas sobre a doação de sangue

Todos os anos, a 14 de junho, assinala-se o Dia Mundial do Dador de Sangue. Médica esclarece as dúvidas que deixam muitos com receio.

Médica esclarece cinco dúvidas sobre a doação de sangue
Notícias ao Minuto

08:17 - 14/06/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Dia Mundial do Dador de Sangue

Doar sangue ajuda a salvar muitas vidas. Por isso, anualmente, a 14 de junho, assinala-se o Dia Mundial do Dador de Sangue. É uma forma de incentivar a doação e a ocasião ideal para esclarecer as dúvidas que causam confusão e medo da doação. Para ajudar, Ilídia Moreira, especialista em hematologia clínica do Hospital Lusíadas Porto, respondeu a algumas questões, no Blog Lusíadas. 

Leia Também: Novo teste de sangue pode determinar risco de AVC

1.º Peso tem influência na doação de sangue? De acordo com a médica, "o dador deve ter um peso corporal igual ou superior a 50 kg". 

2.º Diabéticos não podem doar sangue? Geralmente, "a dádiva de sangue é suspensa definitivamente em qualquer indivíduo portador de diabetes (tipo I ou tipo II) que necessite de terapêutica com insulina ou em que o órgão-alvo esteja afetado".

Explica ainda que "se estas situações não se colocarem mas se se registar uma situação de controlo inadequado de glicemias, a suspensão é temporária".

3.º Não se deve dar sangue durante a gravidez ou enquanto se amamenta? Infelizmente, "a gravidez leva a uma suspensão temporária da dádiva de sangue até seis meses após o parto, exceto em circunstâncias excecionais", explica. 

4.º Quem fez uma tatuagem ou um piercing há menos de um mês não pode doar sangue?  "Existe uma suspensão temporária de seis meses ou quatro meses se o teste de ácidos nucleicos para deteção do vírus da hepatite C for negativo." 

5.º É possível contrair doenças infecciosas ao doar sangue? Não, "o ato de doar sangue não apresenta ao dador qualquer risco de contrair doenças infecciosas transmitidas pelo sangue porque a colheita é realizada com assepsia e não existe contacto com qualquer outro sangue". 

Leia Também: Para melhorar os níveis de açúcar no sangue, coma mais estes enlatados

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório