Meteorologia

  • 25 JULHO 2024
Tempo
19º
MIN 19º MÁX 28º

Como cuidar de um manjerico? Pedimos dicas (fáceis) à 'Tripeirinha'

Sofia Manuel ensina todos os cuidados a ter com esta planta para fazê-la durar.

Como cuidar de um manjerico? Pedimos dicas (fáceis) à 'Tripeirinha'
Notícias ao Minuto

08:04 - 13/06/24 por Ana Rita Rebelo

Lifestyle Santos Populares

Foi ao arraial, trouxe um manjerico consigo, mas não sabe como tratar dele? Nada de desesperar! Esta planta aromática, ícone dos Santos Populares, é sensível e exige alguns cuidados, mas é possível mantê-la fresca e viçosa.

Sofia Manuel, mais conhecida por 'A Tripeirinha', começa por explicar ao Lifestyle ao Minuto que "o manjerico gosta de sol". Aliás, "sem sol não vive. Começa a definhar, ou seja, não consegue fazer a fotossíntese de que necessita". Como tal, deve colocá-lo num local da casa onde haja muita luz, sobretudo matinal ou ao final do dia. Já "o sol do meio-dia é de evitar, porque já é bastante agressivo e pode acabar por queimar o manjerico", avisa.

Leia Também: Há um local em casa onde deve ter um ramo de alecrim (não é na cozinha)

Quanto à teoria de que devemos colocar um prato com água debaixo do vaso, para ajudar a manter a humidade nas horas de maior calor e evitar que a terra seque, Sofia esclarece que se trata de uma "mentira". "Antigamente, colocavam-se os manjericos no exterior, onde existe vento que, por sua vez, ajuda a secar a água. Ora, dentro das nossas casas isso não acontece e se tivermos sempre água no prato, o substrato vai empapar, não chega oxigénio às raízes e o manjerico vai apodrecer", explica, alertando que "a planta fica com um aspeto seco, o que nos leva a colocar mais água no substrato, mas, no fundo, só estamos a fazer pior". "O manjerico simplesmente não consegue beber água porque as raízes já apodreceram." Notícias ao Minuto Sofia Manuel© Pedro Rodrigo Aquino Vaz da Mota Marques  
Para saber quando deve regar o manjerico, basta tocar na superfície do substrato com um dedo. "Se está seco, é hora de regar. O manjerico é daquelas plantas que não tolera que toda a terra fique seca. Se a primeira camada secar, já consegue chegar oxigénio e já podemos regar novamente."

A 'Tripeirinha' conta ainda que prefere vasos de plástico aos de barro, porque "ajudam a manter a humidade durante mais tempo". "Já o vaso de barro é mais poroso, o que faz com que o substrato seque rapidamente e o manjerico é que sofre", diz. Para não destoar da decoração da casa, uma das dicas que Sofia mais sugere é colocar o vaso de plástico com o manjerico no interior de um vaso de barro.

Leia Também: Esta planta afasta as temidas baratas e deixa a casa perfumada

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório