Meteorologia

  • 20 JULHO 2024
Tempo
20º
MIN 20º MÁX 28º

Sintomas de depressão podem acelerar o declínio cognitivo, diz estudo

Leia as conclusões de uma investigação feita no Reino Unido.

Sintomas de depressão podem acelerar o declínio cognitivo, diz estudo
Notícias ao Minuto

10:03 - 12/06/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Novo estudo, feito no Reino Unido, encontrou uma ligação entre sintomas depressivo e um declínio da memória mais acelerado nos idosos. Investigadores descobriram ainda que uma memória mais fraca pode levar a um aumento dos sintomas depressivos mais tarde. 

Para a investigação, publicada no JAMA Network Open, os cientistas analisaram cerca de 16 anos de dados relativos a mais de oito mil adultos, com uma idade média de 64 anos.

Graças a isto, concluíram que "a depressão e a memória estão intimamente relacionadas, parecendo que ambas se afetam mutuamente", explicam os investigadores, em comunicado. 

Leia Também: Hábitos aparentemente inofensivos que estão a deixá-lo mais ansioso

Mais especificamente, as pessoas que começaram com sintomas depressivos mais significativos tinham mais probabilidades de sofrer um declínio mais rápido da memória mais tarde, e as que tinham uma memória mais fraca estavam mais em risco de sofrer um aumento posterior dos sintomas depressivos.

Tendo em conta os resultados da análise, a equipa sugere que a depressão pode afetar a memória devido a alterações no cérebro, como desequilíbrios neuroquímicos, alterações estruturais nas regiões importantes ao processar memórias e perturbações na capacidade do cérebro para se reorganizar e formar novas ligações. 

Leia Também: Para fortalecer a memória, médico recomenda estas ervas e especiarias

Explicam ainda que as deficiências de memória podem resultar de fatores psicológicos como o pensamento repetitivo ou a reflexão sobre sentimentos negativos.

Por outro lado, indivíduos com problemas de memória ou dificuldades em reter novas informações podem começar a sentir frustração, perda de confiança e sentimentos de incompetência. Todos são fatores que desencadeiam episódios depressivos.

É ainda possível que a perturbação da memória perturbe o funcionamento diário e as interações sociais, levando ao isolamento social e podendo desencadear sintomas depressivos.

Leia Também: Psicóloga revela o sinal de depressão que muitos ignoram e não deviam

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório