Granola tem cada vez mais fãs. É um snack aparentemente muito completo, rico em nutrientes e que muitos especialistas recomendam. Infelizmente, outros profissionais não aconselham, explicando que na realidade tem muito açúcar e calorias. Isa Robinson, uma nutricionista, citada na edição britânica da Women's Health, esclareceu finalmente as dúvidas.
Segundo a especialista, a granola pode ser muito saudável quando consumida com moderação e como parte de uma refeição equilibrada. "Há tanto alarmismo em torno do açúcar", mas "quando comemos granola, estamos muitas vezes a ingerir açúcar juntamente com outros ingredientes, o que significa que também contém proteínas, gorduras saudáveis e fibras", acrescenta.
Isto, explica a nutricionista, "reduz o índice glicémico dos alimentos", ou seja, "a velocidade a que a glicose entra na corrente sanguínea, para ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue mais estáveis".
Todas as granolas têm uma receita diferente, mas, no geral, a maior parte tem um equilíbrio de cereais integrais e hidratos de carbono de libertação lenta como a aveia, assim como gorduras saudáveis e proteínas dos frutos secos e sementes, além de elevados níveis de fibra.
Leia Também: Quatro alimentos a evitar se desespera com dores nas articulações