Meteorologia

  • 22 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 22º

Manuel Alves deixa "imagem que definiu um tempo e uma atitude"

Manuel Alves morreu na terça-feira, aos 72 anos, no Hospital da Luz, em Lisboa, devido a um cancro. O designer de moda morreu no ano em que se celebram 40 anos de parceria com José Manuel Gonçalves.

Manuel Alves deixa "imagem que definiu um tempo e uma atitude"
Notícias ao Minuto

16:14 - 15/05/24 por Lusa

Lifestyle Manuel Alves

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou esta quarta-feira, 15 de maio, que o designer de moda Manuel Alves, que morreu na terça-feira, deixou "no seu meio e na sua geração uma imagem que definiu um tempo e uma atitude".

Numa mensagem publicada hoje no 'site' oficial da Presidência da República Portuguesa, o chefe de Estado lembra que "nos últimos quarenta anos, desde que o jovem talentoso, e então autodidata, se mudou para Lisboa e abriu uma loja no Bairro Alto, as criações do atelier Alves/Gonçalves marcaram uma diferença, inovando no estilo das peças e anunciando ou celebrando um estilo de vida".

Manuel Alves morreu na terça-feira, aos 72 anos, no Hospital da Luz, em Lisboa, devido a um cancro. O designer de moda morreu no ano em que se celebram 40 anos de parceria com José Manuel Gonçalves. "Tendo trabalhado como designer na moda, na noite, no teatro, e também como professor, Manuel Alves deixou no seu meio e na sua geração uma imagem que definiu um tempo e uma atitude", considerou Marcelo Rebelo de Sousa, na mensagem na qual expressa condolências a José Manuel Gonçalves e à família de Manuel Alves.

Antes de se dedicar à moda de autor, e depois de ter estudado Gestão na faculdade, Manuel Alves teve lojas de roupa para homem no Porto. Já em Lisboa, em 1984, inaugurou com José Manuel Gonçalves duas lojas no Bairro Alto, para venderem as suas criações para homem e mulher. 

Em 1985 apresentaram o primeiro desfile em conjunto, no Palácio do Correio Velho, em Lisboa. A dupla participou na primeira edição da ModaLisboa, em abril de 1991, no Teatro São Luiz, na qual foram apresentadas também coleções de Ana Salazar, Luís Buchinho, José António Tenente e Nuno Gama, entre outros.

Depois de vários anos de ligação à semana da moda de Lisboa, a dupla passou a apresentar coleções no Portugal Fashion, evento sediado no Porto. Manuel Alves e José Manuel Gonçalves - que acabaram por criar a marca Alves/Gonçalves - desenharam também uniformes para empresas como a companhia aérea portuguesa TAP e a operadora telefónica Vodafone, assim como figurinos para cinema, teatro e bailado, tendo ainda desenvolvido uma linha de cerâmica e outra de joias e acessórios. Em 2008 também criaram um selo para os Correios de Portugal.

Entre 1991 e 2013, Manuel Alves, tal como José Manuel Gonçalves, foi professor convidado da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, onde lecionou a cadeira de Design de Moda.

Em 2009-2010, o Museu do Design e da Moda, em Lisboa, fez uma retrospetiva sobre o trabalho e carreira da dupla de criadores, "Creative Lab: Manuel Alves e José Manuel Gonçalves", com curadoria e design expositivo de ambos.

A dupla apresentou coleções em várias semanas da moda internacionais, designadamente São Paulo e Nova Iorque, com o apoio do Portugal Fashion.

Leia Também: "Criativo e visionário". O adeus da moda portuguesa a Manuel Alves

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório