Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 21º

É isto que uma especialista faz para ter um cérebro feliz após os 50 anos

Uma especialista da Universidade de Harvard revelou as regras que cumpre escrupulosamente com o objetivo de manter uma mente sã.

É isto que uma especialista faz para ter um cérebro feliz após os 50 anos
Notícias ao Minuto

17:39 - 24/04/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde cerebral

À medida que envelhecemos, acontecem várias alterações no organismo, incluindo no cérebro. O que talvez não saiba é que existem estratégias que ajudam a preservar e a promover a saúde cerebral, com o objetivo de envelhecer com qualidade. 

A este propósito, a psiquiatra Uma Naidoo, que também é nutricionista da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, revelou à CNBC que cumpre escrupulosamente algumas regras para manter uma mente sã. Uma delas é evitar alimentos ultraprocessados.

Leia Também: Contra a demência, médico recomenda colher cheia de 'ouro líquido'

Outras estratégias consistem em preparar pratos coloridos e em aumentar o consumo de micronutrientes. Vitaminas do complexo B, C, D e E, e minerais como cálcio, magnésio, ferro e zinco são aliados contra a ansiedade. "Muitos micronutrientes têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que podem proteger o cérebro da deterioração a longo prazo. Também ajudam a produzir e a regular substâncias químicas que afetam o humor, como a dopamina e a serotonina", afirma.

A aposta em gorduras saudáveis, como o azeite extra-virgem e o abacate, também deve ser superior. Ambas têm propriedades anti-inflamatórias. Por outro lado, é igualmente importante reduzir o consumo de alimentos que aumentam os níveis de açúcar no sangue, como a farinha de trigo refinada, o arroz branco e outros amidos. 

Por fim, Uma Naidoo reforçou a importância de escutar os sinais que o corpo dá. A especialista é perentória: se costuma sentir-se de mau humor, nervoso ou irritado após o consumo de determinados alimentos, deve eliminá-los da sua dieta.

Leia Também: Cientistas descobrem as frutas perfeitas para ganhar massa muscular

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório