Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Gostava de incluir retinol na rotina de 'skincare'? Siga estes conselhos

É um ingrediente poderoso e deve ser aplicado da forma mais correta.

Gostava de incluir retinol na rotina de 'skincare'? Siga estes conselhos
Notícias ao Minuto

14:06 - 24/04/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Cuidados de pele

Ouviu falar dos benefícios do retinol? Quer inclui-lo na rotina de 'skincare'? Tem de saber algumas coisas antes de começar. Retinóides  "trata-se de um termo genérico para toda a família de derivados da vitamina A", entre os quais o retinol, "o mais famoso deste grupo de ingredientes ativos que melhoram a pele", explica Maryam Zamani, uma médica, citada na Woman & Home. 

"Está provado que apoia a renovação celular e estimula a produção de colagénio, ao mesmo tempo que reduz a oleosidade e uniformiza a tez", acrescenta a especialista. 

Leia Também: A fruta de verão que pode deixar a pele mais jovem

É muito importante aplicá-lo da forma (e na altura) mais correta para não sentir efeitos secundários. Por exemplo, Mariam Abbas, uma facialista, explica que deve começar a utilizar o retinol com muita calma e "aumentar a frequência de utilização muito lentamente". 

Comece por utilizar apenas em duas noites da semana e, depois, "aumente lentamente a frequência de utilização ao longo de três a quatro semanas". Eventualmente começa a usar "todas as noites ou em noites alternadas".

Quer experimentar? Catriona Maybury, outra médica, recomenda que aplique o retinol à noite e depois de ter limpado a pele. Primeiro, "aplique o seu hidratante numa camada fina no rosto e no pescoço", depois aplique o retinol. Espere cerca de dois minutos e adicione outra camada de hidratante por cima. Trata-se de um método que "não afeta a potência do seu retinol e tem demonstrado ajudar a aliviar os efeitos secundários como a pele seca ou escamosa".

Mariam Abbas relembra a importância de começar devagar com uma concentração baixa e suave. Explica ainda que indivíduos com uma doença de pele ou uma pele muito sensível não devem usar retinol. Por último, sublinha que "o retinol não deve ser utilizado por mulheres grávidas". 

Leia Também: Pele sensível? Estes protetores solares serão os seus melhores amigos

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório