Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 20º

Portugal Restaurant Week celebra comida portuguesa nos Estados Unidos

Uma iniciativa para celebrar a gastronomia portuguesa na Califórnia vai colocar em destaque, pela primeira vez, os restaurantes portugueses em Los Angeles, além de várias localizações na baía de São Francisco. 

Portugal Restaurant Week celebra comida portuguesa nos Estados Unidos
Notícias ao Minuto

10:24 - 20/04/24 por Lusa

Lifestyle Portugal Restaurant Week

Los Angeles, Estados Unidos, 20 abr 2024 (Lusa) - Uma iniciativa para celebrar a gastronomia portuguesa na Califórnia vai colocar em destaque, pela primeira vez, os restaurantes portugueses em Los Angeles, além de várias localizações na baía de São Francisco. 

Os restaurantes Natas Pastries, Barra Santos e Nuno's Bistro, entre LA e Riverside, vão ter menus e preços especiais durante a semana de 22 e 28 de abril. Esta é a segunda edição da Portugal Restaurant Week e a primeira que engloba o sul da Califórnia, dinamizada pela AICEP -- Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal e Consulado Geral de Portugal em São Francisco. 

"A oferta gastronómica portuguesa na Califórnia é de excelente qualidade e em particular os pastéis de nata têm tido uma visibilidade significativa, nomeadamente em filmes", disse à Lusa Teresa Fernandes, diretora do escritório da AICEP em São Francisco. "Destaque para o mais recente sucesso da atriz vencedora do Óscar Emma Stone, no filme Poor Things, a provar essa deliciosa iguaria portuguesa". 

O Natas Pastries é o mais antigo restaurante português em LA e tornou-se famoso precisamente pelos pastéis de nata, embora tenha carta de refeições completa. Para a Portugal Restaurant Week, a dona do espaço, Fátima Marques, criou um menu de três pratos por 49 dólares (46 euros). As escolhas incluem caldo verde, bacalhau com natas, caldeirada, empadão, feijoada e pastel de nata.  

"Tentei pôr um pouquinho da variedade que oferecemos no menu que temos", explicou à Lusa a dona do café-restaurante. "É uma representação de pratos tradicionais e obviamente terminar a refeição com as nossas famosas natas, e para mim ainda o melhor pastel de nata deste lado do Atlântico". 

O outro restaurante de LA a participar é o Barra Santos, que terá um menu de três pratos por 45 dólares (42 euros), em que se incluem sardinhas grelhadas, pastéis de bacalhau, salada de ervilha e bifanas. 

"Estamos entusiasmados por fazer parte da semana dos restaurantes portugueses", disse à Lusa o dono Michael Santos. "É importante para nós, que mostramos um pouco da incrível comida, vinhos e cultura do nosso país". 

O Barra Santos abriu em 2023 em Cypress Park e desde então tem sido ponto de encontro para quem quer provar linguiça, salada de bacalhau e grão-de-bico e experimentar vinhos portugueses. 

"É ótimo ver a sensibilização da cultura portuguesa a crescer na Califórnia. Este ano será o primeiro ano em que o sul da Califórnia será incluído neste evento e esperamos que continue a crescer nos próximos anos", salientou Michael Santos. 

Segundo Teresa Fernandes, a experiência na baía de São Francisco foi muito bem-sucedida em 2023 e justificou o alargamento. 

"O consumo de vinho e produtos gourmet portugueses nos EUA tem tido um crescimento constante e os consumidores reconhecem a qualidade dos produtos portugueses muito devido às visitas que realizam ao nosso país e às agradáveis experiências gastronómicas que têm enquanto lá estão", disse.

No Nuno's Bistro, que em 2021 foi considerado o melhor restaurante de cozinha europeia pela revista Inland Empire, o dono Joey Nuno Medeiros também criou um menu especial a 65 dólares (61 euros). Além dos pastéis de bacalhau e o frango com piripíri, que são itens permanentes na carta, os consumidores poderão degustar caldo verde e pudim da avó. 

O responsável espera que a oferta atraia "mais pessoas que estão interessadas em descobrir a cultura portuguesa e nós portugueses". 

Mais a norte, os restaurantes participantes serão Petiscos Downtown e Petiscos Little Portugal (São José), La Salette e Tasca Tasca (Sonoma) e Uma Casa (São Francisco). 

A AICEP acredita que iniciativas como esta contribuem para fomentar o crescimento das exportações de vinhos e produtos agroalimentares e posicionar Portugal como destino de turismo e investimento.

Leia Também: Dicas para fazer escolhas mais saudáveis quando come em restaurantes

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório