Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Impressione a família (e amigos) com estes rolinhos de canela e mirtilos

É uma ótima opção para o brunch ou lanche. Experimente!

Impressione a família (e amigos) com estes rolinhos de canela e mirtilos
Notícias ao Minuto

10:08 - 20/04/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Receitas

Quer servir algo doce no próximo brunch de família (ou amigos)? Pode apostar nesta receita de rolinhos de canela e mirtilos. É uma sugestão da Kitchn. Tome nota!

Leia Também: Os quadradinhos apetitosos de morango que todos vão adorar

Ingredientes: 
Para o molho de mirtilos
1 chávena de mirtilos frescos ou congelados
1 limão médio
1/2 chávena de açúcar granulado
2 colheres de chá de amido de milho
1 colher de chá de extrato de baunilha
Para os rolinhos 
220 g e 1 colher de sopa de manteiga sem sal
1 chávena de leite gordo
3 1/2 chávenas de farinha de pão 
1/4 de chávena de açúcar granulado
2 1/4 colheres de chá de fermento instantâneo 
1 1/4 colheres de chá de sal divididas
Spray de cozinha
2/3 de chávena de açúcar mascavado 
1 colher de sopa de canela em pó
1/4 colher de chá de noz-moscada moída
Para a cobertura
110 g de queijo creme
1/4 colher de chá de sal
3/4 de chávena de açúcar em pó

Leia Também: Sim, consegue fazer um cheesecake vegan delicioso. Eis a receita

Modo de preparação: 
1- Para fazer o molho, coloque os mirtilos frescos ou congelados numa panela média. Rale a casca de um limão médio para a panela. Coloque o sumo do limão em cima dos mirtilos. Depois, adicione meia chávena de açúcar granulado, assim como duas colheres de chá de amido de milho e uma colher de chá de extrato de baunilha. Misture tudo com uma espátula flexível ou uma colher de pau.
2- Cozinhe em lume médio/alto e misture regularmente para os mirtilos começarem a desfazer-se. Deixe a mistura engrossar durante cinco a 10 minutos. Retire a panela do lume e deixe arrefecer completamente. 
3- Para fazer os rolinhos, aqueça o leite no micro-ondas, ou no fogão, para ficar morno ao toque. Derreta um pedaço de manteiga sem sal no micro-ondas.
4- Coloque a farinha de pão, o açúcar granulado, o fermento instantâneo e o sal numa tigela grande e misture. Depois, adicione o leite morno e a manteiga e, finalmente, misture para a massa ficar homogénea e suave. Pode ser necessário utilizar as mãos. Cubra a tigela e deixe a massa levedar ao longo de uma a duas horas. 
5- Entretanto, cubra ligeiramente o fundo e os lados de uma assadeira com spray de cozinha. Forre o fundo e os dois lados mais compridos com uma folha de papel vegetal suficientemente comprida para ficar pendurada. 
6- Quando a massa estiver pronta, espalhe farinha na superfície de trabalho. Coloque a massa na superfície e amasse para ficar macia e elástica. Pode fazê-lo entre cinco a sete minutos. 
7- Enfarinhe um rolo de massa e enrole a massa criando um retângulo, com o lado mais comprido mais próximo de si.
8- Derreta mais um pedaço de manteiga no micro-ondas ou no fogão. Logo a seguir, adicione 2/3 de chávena de açúcar mascavado, canela, noz-moscada e o que sobra do sal. Misture tudo. Utilize uma colher para colocar esta mistura sobre a massa e espalhe-a numa camada uniforme. 
9- Reserve 1/4 de chávena do molho de mirtilos para a cobertura. Coloque meia chávena do molho em cima da  mistura de açúcar e canela. Espalhe numa camada fina e uniforme. 
10- Começando pela extremidade mais comprida e mais próxima de si, enrole suavemente a massa para formar uma espécie de tronco. Feche a massa na parte superior. Coloque o tronco com o lado que fecha a massa para baixo. Corte a massa transversalmente em 12 pedaços.
12- Transfira os pedaços de massa para a assadeira, dispondo-os com o lado cortado para cima. Tape o tabuleiro e deixe a massa levedar ao longo de 30 a 45 minutos. Coloque uma grelha no meio do forno e ligue-o a 180ºC. 
13- Derreta a colher de sopa de manteiga que sobra. Descubra os rolos de canela e pincele com a manteiga. Leve ao forno  durante 25 a 30 minutos. 
14- Para a cobertura, coloque o queijo creme, o molho de mirtilos reservado e 1/4 de colher de chá de sal na tigela de uma batedeira elétrica. Misture em velocidade média ao longo de 30 segundos e um minuto. Depois, adicione o açúcar e continue a misturar, ao longo de um a dois minutos. 
15- Quando os rolos de canela estiverem prontos, coloque a assadeira numa grelha. Espalhe a cobertura uniformemente sobre os rolos. Deixe arrefecer durante pelo menos 15 minutos antes de servir.

Leia Também: Sirva estes hambúrgueres em pão pita com um molho de iogurte caseiro

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório