Meteorologia

  • 24 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 25º

Quatro objetos que todos temos em casa e podem ser ameaças à saúde

O alerta foi feito por especialistas.

Quatro objetos que todos temos em casa e podem ser ameaças à saúde
Notícias ao Minuto

08:47 - 15/04/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Há quatro objetos comuns nas nossas casas identificados por especialistas como potenciais ameaças à nossa saúde, alerta a Plumbworld, mencionada pelo jornal Daily Star.

Os smartphones e tablets ocupam o topo da lista. Estes dispositivos aumentam a transmissão de germes e podem albergar variadíssimos agentes patogénicos, incluindo bactérias como a E-coli e vírus como o da gripe ou até Covid-19. O risco é superior quando estes dispositivos são utilizados antes da lavagem das mãos ou durante a preparação de alimentos.

Leia Também: Deixe o forno limpo e cheiroso sem muito esforço com este truque

No entender de alguns especialistas, as panelas e frigideiras antiaderentes são igualmente preocupantes, devido aos químicos - como o teflon (politetrafluoretileno) - supostamente utilizados na produção destes utensílios de cozinha, que podem libertar partículas de microplástico tóxico nas refeições. 

Para reduzir o risco, evite pré-aquecer frigideiras antiaderentes a altas temperaturas sem alimentos no seu interior. Substituir os utensílios riscados também pode reduzir a exposição a estes químicos nocivos.

Leia Também: Devíamos todos colocar um limão na máquina da loiça uma vez por mês

A utilização de recipientes de plástico, sobretudo no micro-ondas, também pode representar um grande risco para a saúde, devido à presença de bisfenol A e ftalatos (um grupo de compostos utilizado para que o plástico seja mais maleável). Acredita-se que possam interferir com o sistema hormonal do nosso corpo e levar a perturbações reprodutivas, neurológicas e imunitárias. Por isso, sempre que possível, opte por recipientes de vidro e de cerâmica para aquecer alimentos.

Deve estar igualmente atento a produtos de limpeza antibacterianos. Vários especialistas já vieram dizer que não proporcionam quaisquer benefícios significativos. Além disso, os ingredientes ativos destes produtos, como o triclosan e o triclocarban, podem contribuir para a resistência aos antibióticos e têm sido associados a vários problemas de saúde, incluindo a dermatite. Como tal, aconselha-se a utilização moderada destes produtos.

Leia Também: Descobrimos a solução para tampos de sanita encardidos

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório