Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 20º

Os cuidados diários a ter para controlar os sintomas de dermatite atópica

Inflamação, comichão, secura extrema ou vermelhidão? As crises de dermatite atópica podem ser espaçadas e controladas.

Os cuidados diários a ter para controlar os sintomas de dermatite atópica
Notícias ao Minuto

22:01 - 14/04/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Dermatite Atópica

Com a chegada da primavera, algumas doenças típicas da época começam a dar sinais, como é o caso da dermatite atópica. Também conhecida como eczemaatópico, é uma patologia inflamatória crónica da pele que se caracteriza por inflamação, comichão, secura extrema ou vermelhidão.

A dermatite atópica "consiste em períodos de fase aguda (crises) com erupções avermelhadas, formando pápulas ou vesículas, com exsudação e formação de crosta que evoluem para lesões descamativas na fase crónica", explica a Bayer em comunicado. A sua incidência tem vindo a aumentar ao longo dos últimos 40 anos e, atualmente, estima-se que afete entre 10% e 20% da população pediátrica. "O seu início acontece geralmente durante o primeiro ano de vida, mas, na maioria das situações, aproximadamente 60% das crianças apresentam uma diminuição ou desaparecimento completo das lesões antes da puberdade."

O eczema nas crianças manifesta-se maioritariamente como pele seca, com vermelhidão, principalmente nas dobras da pele dos braços, cotovelos, atrás dos joelho, orelhas, pescoço, punhos, mãos e tornozelos. Nos adultos a aparência é parecida, porém pode afetar diferentes áreas do corpo, como a face, o couro cabeludo, os ombros, o tronco e o pescoço.

Ainda assim, a Bayer lembra que as crises de dermatite atópica podem ser espaçadas e controladas, garantindo uma melhor qualidade de vida a quem sofre desta condição, por isso, investir no cuidado diário da pele é uma ação simples, mas essencial. A saber:

  • A hidratação da pele com cremes apropriados é fundamental para manter a barreira da pele intacta. Aliar ao cuidado de hidratação um gel de banho próprio para a pele com tendência atópica também pode ser uma boa ajuda;
  • Utilizar produtos de limpeza suaves, sem fragrância, deve ser a escolha de quem tem pele com tendência atópica;
  • A roupa, como está em contato com este órgão, deve ser lavada com detergentes adequados. No momento de secar, deve evitar-se colocá-la ao ar livre, principalmente nas alturas em que os níveis de polinização das plantas estão mais elevados;
  • Beber água com frequência e evitar a exposição solar são outras dicas de prevenção importantes para evitar o aparecimento das crises de eczema atópico;
  • Quando estamos perante a existência de uma crise de eczema atópico, ou lesões na pele difíceis de controlar, é importante consultar um médico dermatologista.

Leia Também: Revelada a sensação prazerosa que pode fazê-lo parecer (muito) mais novo

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório