Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 17º

A estranha e rara condição que leva as pessoas a ver 'rostos de demónios'

Já ouviu falar de prosopometamorfopsia?

A estranha e rara condição que leva as pessoas a ver 'rostos de demónios'
Notícias ao Minuto

08:01 - 28/03/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Doenças

De um momento para o outro, Victor Sharrah, residente do Tennessee, nos Estados Unidos, começou a ver as pessoas com as feições distorcidas. O caso, descrito num estudo publicado esta semana na revista científica The Lancet,  remonta a novembro de 2020. Sharrah chegou a pensar  internar-se "numa unidade psiquiátrica", como conta à AFP, lembrando que começou "a ficar realmente nervoso" e que a experiência foi "muito mais traumática do que as imagens podem transmitir".

Ao olhar para o seu colega de apartamento,  este chef de 58 anos deu-se conta de que o via com orelhas pontiagudas, olhos gigantes, a boca esticada e rugas muito marcadas na testa, bochechas e queixo. O mesmo não acontecia quando olhava para imagens em ecrãs ou papel. 

Leia Também: Demência 'sente-se' na garganta. Especialista alerta para sintoma incomum

Mais tarde, foi descoberto que o homem sofria de prosopometamorphopsia (PMO), uma condição neurológica extremamente rara. Sharrah tem uma lesão no cérebro provocada por um acidente que sofreu enquanto trabalhava como camionista em 2007. No entanto, segundo a avaliação feita pelos estudiosos, isso não está relacionado com a PMO. As ressonâncias magnéticas mostraram que a lesão está no hipocampo, uma parte do cérebro que "não associada à rede de processamento facial".

"Esperamos que este estudo tenha impacto sobre o que se pensa sobre PMO, sobretudo para que entendam o quão grave pode ser", diz o psicólogo Antonio Mello,do Dartmouth College, no estado norte-americano de New Hampshire, o principal autor do estudo que permitiu a criação de imagens 2D que recriam o que os doentes percepcionam quando olham para rostos.

Leia Também: Poucos conhecem este superfruto que reduz o risco de diabetes e obesidade

Os investigadores continuam sem entender a origem desta condição. Todavia, suspeitam que possa estar relacionada com  uma disfunção da rede neural que processa o reconhecimento facial. 

Os sintomas de PMO podem durar dias ou até anos. A boa notícias é que, após o diagnóstico, é possível tratá-la. No caso de Sharrah, foi percebido que a luz verde permitia atenuar os sintomas. O homem passou a usar óculos com lentes dessa cor quando está perto de muitas pessoas, pois diminuem a gravidade das distorções.

Leia Também: Oncologista revela duas coisas que faz para prevenir cancro

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório