Procurar

Medicamento contra cancro da mama pode ser ainda mais eficaz, diz estudo

O pembrolizumabe é usado em formas mais agressivas da doença. Um novo estudo sugere que se for utilizado mais cedo pode trazer ainda melhores resultados.

Medicamento contra cancro da mama pode ser ainda mais eficaz, diz estudo

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
20/03/2024 08:29 ‧ há 1 ano por Notícias ao Minuto

Um novo estudo que será apresentado esta quarta-feira na European Breast Cancer Conference, em Milão, Itália, revela que um medicamento contra o cancro da mama pode salvar ainda mais vidas. Em causa poderá estar a sua utilização precoce, que traz resultados mais eficazes.

Trata-se do pembrolizumab, da marca Keytruda, usado neste momento em formas mais agressivas da doença. Segundo o novo estudo, poderia trazer benefícios quando usado em estágios mais precoces, antes e depois de uma possível cirurgia.

Leia Também: O alimento capaz de ajudar a reduzir o risco de inflamação e cancro

Segundo o The Guardian, a investigação está a decorrer há oito anos em vários países e abrange mais de 1.200 pacientes. Foram tratados com pembrolizumab e quimioterapia antes e depois da cirurgia.

Cerca de 24,3% dos pacientes não apresentaram células cancerígenas depois do tratamento. "Este estudo interessante mostra que adicionar pembrolizumab à quimioterapia antes e depois da cirurgia pode ser mais eficaz na eliminação de células cancerígenas em mulheres com a doença mais comum", explica Simon Vincent, um dos responsáveis pelo estudo.

“A pesquisa descobriu que o pembrolizumab fez com que mais pacientes não tivessem células cancerígenas detetáveis ​​na mama quando o tratamento terminou, embora sejam necessárias mais pesquisas para ver se isto se traduz em melhores taxas de sobrevivência”, continua.

Leia Também: Cancro colorretal. "Diagnóstico precoce pode, de facto, salvar vidas"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10