Gosta de limpar a casa toda no fim de semana? Nunca sabe por onde começar? Felizmente, os especialistas da method e da Ecover, marcas de produtos de limpeza, citados no Huffpost, agregador de blogues, explicaram tudo o que deve saber e a ordem ideal para as tarefas domésticas.
Primeiro tem de colocar os produtos necessários em ordem. Geralmente, "o aspirador, a vassoura, a esfregona, os panos e as esponjas são essenciais". Para organizar-se faça uma lista do que precisa para cada divisão.
Depois, está na hora de arrumar a tralha e livrar-se dos objetos que não usa. É forma mais eficaz e rápida de "reduzir a quantidade de trabalho que tem de ser feito e liberta espaço, em vez de deixar os objetos indesejados a ganhar pó".
Leia Também: Locais da casa que deve limpar com frequência para não acumularem pó
Quando estiver organizado pode começar a limpar e os especialistas recomendam que a cozinha seja a primeira divisão. "É uma das áreas mais 'tocadas' da casa e, por isso, uma das que temos mais probabilidades de limpar regularmente, o que significa que metade do trabalho (esperemos) já deve estar feito", afirmam.
"Comece por retirar todos os alimentos, produtos, loiça e outros equipamentos das gavetas, armários e outras superfícies, para ter um quadro em branco e organizado para a limpeza profunda da cozinha." Deve mesmo começar com objetos e locais mais altos antes de avançar para os eletrodomésticos.
Leia Também: As melhores formas de usar limão para limpar a casa de banho
Logo a seguir limpe a casa de banho. "Mais uma vez, comece por uma parte alta e depois baixe, antes de passar a desinfetar o chuveiro, a banheira e a sanita", dizem os profissionais. Dedique mais tempo à parte de trás da sanita, "uma vez que estas podem ser frequentemente esquecidas nas rotinas de limpeza". Quando terminar espalhe "um spray antibacteriano e passe um pano por toda a casa de banho para se livrar de quaisquer germes mais persistentes".
Pode, finalmente, limpar o resto da casa. Já no que diz respeito aos "quartos, corredores e o resto da casa, poupe tempo e evite a troca de produtos e equipamentos de limpeza, abordando-os tarefa a tarefa, em vez de divisão a divisão". "Não esqueça as áreas negligenciadas, como os puxadores das portas e os rodapés", alertam os especialistas.
Deixe o chão sempre para o fim. Para soalhos como madeira e azulejos, comece com por aspirar com muita atenção, "assegurando que todos os cantos, espaços apertados e áreas difíceis de alcançar que normalmente não vê estão cobertos". "Termine com uma limpeza completa, certificando-se de que utiliza um produto seguro para o tipo de pavimento."
Leia Também: As melhores formas de usar limão para limpar a casa de banho