Meteorologia

  • 22 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 14º MÁX 27º

Estudo conclui que CAR-T podem ser possibilidade para tratamento do lúpus

Terapia usada no tratamento contra o cancro poderá ser 'arma' contra doenças autoimunes.

Estudo conclui que CAR-T podem ser possibilidade para tratamento do lúpus
Notícias ao Minuto

10:48 - 01/03/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

As terapias celulares CAR-T, utilizadas atualmente no tratamento de alguns tipos de cancro do sangue que não responderam a tratamentos prévios, podem ser uma possibilidade para o combate a doenças autoimunes, como o lúpus. Num estudo publicado no The New England Journal of Medicine, foi alcançada eficácia de 100%, com a eliminação total dos processos inflamatórios em pessoas com a doença, segundo o Centro de Imunoterapia da Alemanha.

Os investigadores analisaram a imunidade de 15 pessoas com doenças autoimunes graves (oito voluntários com lúpus, quatro com esclerose sistêmica e três com miosite inflamatória idiopática). Todos os indivíduos receberam um tratamento de CAR-T, designado CD19, em que foram adicionadas fludarabina e ciclofosfamida às células de defesa, após passarem por um tratamento que eliminou as células ativas dos seus sistemas imunitários. Depois, os doentes foram acompanhados durante 15 meses. 

Leia Também: Medicamento para asma é nova esperança contra alergias alimentares graves

Todos os indivíduos com lúpus tratados com CAR-T apresentaram uma remissão completa. Os indivíduos com miosite e esclerose também apresentaram melhorias, mas não tão expressivas. Nenhum deles teve efeitos colaterais graves ou complicações.

A Fundação Americana de Combate ao Lúpus considera que os resultados do estudo são promissores.  Acreditam que "uma única injeção de terapia com células CD19 CAR-T poderia levar a uma remissão duradoura, mas são necessários mais estudos clínicos no futuro".

Leia Também: Covid longa. 'Nevoeiro cerebral' é causado por hemorragias, diz estudo

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório