Meteorologia

  • 14 ABRIL 2024
Tempo
28º
MIN 18º MÁX 28º

Ferver a água da torneira pode eliminar os microplásticos, diz estudo

Cientistas explicam tudo.

Ferver a água da torneira pode eliminar os microplásticos, diz estudo
Notícias ao Minuto

16:47 - 28/02/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Hoje em dia, os nano e microplásticos estão, aparentemente, em todo o lado: na água, no solo e no ar. Têm muitos efeitos negativos na saúde, mas existem formas de evitá-los ao máximo e, recentemente, um estudo descobriu que simplesmente ferver (e filtrar) a água da torneira pode ajudar a remover quase 90% destes tipos de plástico

Mais especificamente, o estudo revelou que, "à medida que a temperatura da água aumenta com a ebulição da água dura, que é rica em minerais, uma substância calcária conhecida como calcário ou carbonato de cálcio forma uma crosta, conhecida como incrustante, que envolve as partículas de plástico", explicam os cientistas. 

Leia Também: Perigo. Foram encontrados microplásticos em sal de cozinha

Com o tempo, "estas incrustações acumular-se-iam como o calcário típico, altura em que poderiam ser esfregadas para remover os nano e microplásticos", acrescenta Eddy Zeng, o líder do estudo. Por isso, além de ferver a água, sugere que "quaisquer incrustantes remanescentes a flutuar na água possam ser removidos, passando-a por um filtro simples, como um filtro de café."

Para chegarem a estas conclusões, os cientistas recolheram amostras de água da torneira de Guangzhou, na China, e adicionaram-lhes diferentes quantidades de nano e microplásticos. Todas as amostras foram fervidas durante cinco minutos e deixadas arrefecer. Depois, a equipa mediu o teor de plástico que ficou a flutuar na água. 

Com a experiência, os investigadores conseguiram mostraram que em água com 300 miligramas de calcário por litro até 90 por cento dos plásticos foram eliminados após a fervura. Já em amostras de água com menos de 60 miligramas por litro, concluíram que cerca de 25% dos plásticos foram removidos.

Leia Também: Médica conta razão por que jamais usa tábuas de cozinha de plástico

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório