Meteorologia

  • 21 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 15º MÁX 26º

Médico alerta: Se tem estes sintomas, o melhor é marcar uma consulta

A sua coluna está a pedir socorro.

Médico alerta: Se tem estes sintomas, o melhor é marcar uma consulta
Notícias ao Minuto

21:18 - 26/02/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Já ouviu falar de escoliose? Trata-se de uma doença da coluna, que, em vez de ser reta, tem a forma de um 'C' ou de um 'S'. Com o objetivo de alertar para a deteção precoce desta patologia, o médico Tony Nalda, do Scoliosis Reduction Center, nos Estados Unidos, destacou os quatro principais sinais de alerta.

Mencionado pelo Daily Express, indica que a dor nas costas persistente ou recorrente, especialmente em crianças e adolescentes, deve ser avaliada por um médico. "A curvatura da coluna exerce pressão extra sobre os músculos, nervos e ligamentos e também pode causar fadiga muscular, especialmente nas costas e ombros", explica. "Isso ocorre porque é necessário um esforço extra para manter a postura e o equilíbrio" e, além disso, "aqueles com escoliose também podem sentir dores nas pernas, ou dormência e fraqueza".

Leia Também: O sintoma precoce de diabetes tipo 2 do qual nunca desconfiou, diz médico

Casos graves de escoliose, com uma curvatura superior a 70 graus, também podem afetar o sistema digestivo, devido à pressão na área abdominal, bem como a respiração. "A curvatura pode comprimir os pulmões e dificultar a respiração, especialmente durante a atividade física", avisa o médico.

Alguém com escoliose também pode ter uma cintura ou ombros irregulares, uma omoplata mais saliente que a outra, costelas proeminentes e até perder altura. "Esteja atento a quaisquer mudanças perceptíveis no andar, como inclinar-se para um lado, dar passos irregulares ou lutar para manter o equilíbrio."

Leia Também: Médico explica: Escoliose, mais do que viver com a coluna aos 'ésses'

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório