Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Pare de abrir garrafas e rasgar fita cola com os dentes. Eis os riscos

Estes e outros comportamentos são de evitar. Só está a danificar o esmalte e não só. Saiba o que evitar. A dentista Inês Festas, da Malo Clinic Coimbra, explica tudo.

Pare de abrir garrafas e rasgar fita cola com os dentes. Eis os riscos
Notícias ao Minuto

12:08 - 26/02/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde oral

Para ter uma boa saúde oral não basta escovar os dentes com frequência e passar o fio dentário. Existem certo tipo de comportamentos que são de evitar. Costuma abrir garrafas com os dentes? Esta é apenas uma das ações que danificam a dentição e não.

Em comunicado, a dentista Inês Festas, da Malo Clinic Coimbra, revelou os comportamentos que deve evitar para manter a saúde oral e da sua dentição. Saiba tudo.

Rasgar fita cola, etiquetas da roupa ou fios de costura

"A força aplicada ao cortar objetos com os dentes pode danificar a estrutura dos dentes com consequentes fraturas dentárias, frequentemente dos dentes da frente, por norma usados neste tipo de comportamento."

Abrir embalagens ou envelopes 

"Além dos possíveis danos que esta prática pode ter para as gengivas e para os dentes, recorrer à dentição para abrir estes objetos repetidamente aumenta o risco de desalinhamento dos dentes e a pressão exercida pode causar problemas na articulação temporomandibular."

Leia Também: Crianças a escovar os dentes sozinhas? O melhor é esperar por esta idade

Partir frutos secos

"Usar os dentes para partir as cascas destes frutos pode resultar num desgaste excessivo da dentição ou até mesmo numa fratura dentária. Além disso, os fragmentos das cascas podem ainda ficar presos entre os dentes e magoar a gengiva."

Abrir garrafas

"Ao tentar retirar a carica ou a tampa de uma garrafa, pode correr-se o risco de fraturar a dentição e danificar outros tecidos, algo que pode chegar a implicar a extração do próprio dente. Por esse motivo, para abrir qualquer garrafa é melhor optar pelos utensílios próprios, evitando problemas desnecessários."

Segurar objetos

"Esta utilização indevida dos dentes pode não só danificar a estrutura dos mesmos, como também causar lesões na gengiva e na articulação temporomandibular."

Leia Também: Usa escova dos dentes elétricas? Tenha cuidado e não cometa este erro

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório