Meteorologia

  • 21 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 15º MÁX 26º

Sinais de que precisa (urgentemente) de melhorar a postura

Fisioterapeuta explica ainda como resolver o problema.

Sinais de que precisa (urgentemente) de melhorar a postura
Notícias ao Minuto

10:00 - 25/02/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Passar o dia sentado a trabalhar na secretária resulta, na maioria dos casos, numa postura incorreta e com efeitos muito desagradáveis. É, no entanto, importante lembrar que não existe realmente uma "postura ideal" igual para todos e em todos os momentos, explica Helen O’Leary, uma fisioterapeuta, citada no Metro.

Trata-se de algo que muda com cada posição do corpo, acrescenta, "uma vez que a gravidade e outras forças atuam de forma diferente nos nossos músculos e ossos". 

Leia Também: Dois alongamentos rápidos que ajudam a aliviar as dores nas costas

Explica ainda que em geral, uma postura correta acontece "quando a nossa coluna vertebral mantém as suas curvas naturais". Para alguns indivíduos, estas curvas tornam-se excessivas e criam a ideia de que tem uma má postura, acrescentou.

Mas, antes de chegar a essa conclusão, "deve pensar na forma que a coluna sempre teve, uma vez que a genética e a forma como foi concebida desempenham um papel importante na postura".

Tendo isto em conta, a especialista menciona que existem alguns sinais de tem, realmente, uma postura incorreta e pouco saudável. Quais? Consulte a lista. 

Sinais de que precisa (urgentemente) de melhorar a postura:

  • Sente rigidez nas costas frequentemente. É um dos sintomas mais comuns. Por isso, "em vez de estar sentado ao longo de horas a fio e não mudar de posição porque pensa que está na posição ideal, faça regularmente pequenos ajustes ou mude a sua secretária de sentado para de pé"; 
  • Sente dores no fundo das costas. Quando isto acontece, recomenda exercícios como pilates, assim como outros que envolvem força e pesos; 
  • Tem dores no pescoço. Quem tem um trabalho de escritório em que passa a maior parte do dia a olhar para ecrãs, tem de fazer "exames oftalmológicos anuais para se certificar de que não está a esforçar-se e a obriga-lo a estar numa posição mais próxima do ecrã; 
  • Está sempre a sentir a necessidade de esticar as costas. Geralmente, em relação a isto, a especialista salienta os benefícios de se movimentar "pouco e frequentemente" e de "apostar em mais atividades de reforço da força, como o pilates, de modo a contrariar esta situação"; 
  • Está a começar a ficar corcunda. Infelizmente, "o trabalho para inverter estas curvas inclui exercícios de mobilidade, assim como exercícios de força, e levará tempo, pelo que é preciso ser paciente". 

Leia Também: Dores nas costas? Fazer ioga pode ajudar (e muito)

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório