Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Médica revela tarefas diárias (simples) que diminuem o risco de demência

Lavar a loiça é uma delas, segundo a médica Alexis Missck.

Médica revela tarefas diárias (simples) que diminuem o risco de demência
Notícias ao Minuto

16:45 - 21/02/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Doenças neurodegenerativas

A médica Alexis Missck, do UK Meds, afirma que a realização de tarefas diárias comuns podem reduzir significativamente o risco de demência, numa altura em que as últimas estimativas da Organização Mundial de Saúde apontam para a existência de 47.5 milhões de casos em todo o mundo, número que pode chegar os 75.6 milhões em 2030 e quase triplicar em 2050, para 135.5 milhões. 

"Estudos descobriram que atividades diárias como limpeza, jardinagem, uma caminhada rápida e lavar a loiça podem reduzir o risco de demência", disse a médica, citada pelo jornal Daily Express. "Para ajudar a prevenir a demência, "evite ficar sentado por muito tempo, beber acima dos limites recomendados e fumar".

"Também existe um risco superior de demência para pessoas que sofrem de solidão e isolamento social, por isso é uma boa ideia falar com um médico de família se estiver a enfrentar estes problemas", acrescentou. 

Leia Também: Para tudo. Cientistas descobrem fruta que melhora o humor em quatro dias

A médica Alexis Missck não é a única a defender esta ideia. Em tempos, a Alzheimer's Society afirmou que o exercício regular pode diminuir o risco de demência em cerca de 28% e a doença de Alzheimer em 45%.

Também um estudo, publicado em 2019 na revista Neurology revelou que as pessoas que praticavam atividades físicas na meia-idade apresentavam menos hipóteses de desenvolver demência mais tarde.

Recorde-se que demência é um termo genérico utilizado para designar um conjunto de que se caracterizam por alterações cognitivas que podem estar associadas a perda de memória, alterações da linguagem e desorientação no tempo ou no espaço. O Alzheimer é a mais comum.

Leia Também: Três alimentos doces que fazem bem ao cérebro, segundo um neurocientista

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório