Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 28º

Há uma (perigosa) ligação entre herpes e demência, diz estudo

Os investigadores acompanharam cerca de mil adultos durante 15 anos.

Há uma (perigosa) ligação entre herpes e demência, diz estudo
Notícias ao Minuto

21:47 - 20/02/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Doenças neurodegenerativas

Um grupo de investigadores da Suécia descobriu que pessoas com anticorpos contra o vírus herpes simplex tipo 1 têm um risco duas vezes superior de demência.

Para já, a ciência acredita que há dois fatores que influenciam no desenvolvimento de demência: a presença do gene APOE-4 e a idade. O estudo das universidades de Uppsala e Umeå é um dos primeiros a demonstrar que infeções também podem estar relacionadas com o declínio cognitivo.

Leia Também: Médico alerta para sinais de que algo pode estar errado com o seu coração

Os autores do estudo, publicado na revista científica Journal of Alzheimer’s Disease, acompanharam cerca de mil adultos durante 15 anos. Outro estudo, que está a testar os efeitos do tratamento contra herpes em doentes com Alzheimer, deve estar concluída até ao final do ano. "Os resultados podem impulsionar a pesquisa sobre demência e tratar a doença em estágio inicial, usando medicamentos comuns contra o vírus da herpes, ou prevenir a infecção antes que ela aconteça", afirma a epidemiologista Erika Vestin, responsável pelo estudo.

Recorde-se que demência é um termo genérico utilizado para designar um conjunto de doenças que se caracterizam por alterações cognitivas que podem estar associadas a perda de memória, alterações da linguagem e desorientação no tempo ou no espaço. A Organização Mundial de Saúde estima que existam 47.5 milhões de pessoas com demência em todo o mundo, número que pode chegar os 75.6 milhões em 2030 e quase triplicar em 2050, para 135.5 milhões. 

Leia Também: Médica conta razão por que jamais usa tábuas de cozinha de plástico

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório