Uma sensação persistente de comichão na zona genital ou candidíase (uma infeção causada por um fungo) nem sempre são sinais de infeção sexualmente transmissível. Como explica o médico Neel Patel ao Daily Express, podem ser sintomas de diabetes tipo 2, a mais frequente, e "passam despercebidos".
Segundo o portal da Diabetes UK, uma instituição de solidariedade para pessoas que vivem com diabetes no Reino Unido, esta comichão resulta do aumento dos níveis de açúcar (glicoce) no sangue. "Comichão e ador na zona genital podem indicar uma infeção por fungos (...), um sinal de diabetes tipo 2", pode ler-se.
Leia Também: Apostamos que sempre teve em casa este alimento aliado da perda de peso
Pattel afirma que deve procurar um especialista se a comichão ou candidíase surgirem acompanhadas de outros sintomas, como micção frequente, perda de peso sem razão aparente, muita sede, cansaço excesso e a existência de feridas que não cicatrizam.
Recorde-se que a diabetes é uma doença crónica 'silenciosa' que atinge todas as idades e ambos os géneros. Caracteriza-se pelo aumento da glicose no sangue, dando origem à hiperglicemia. Os sinais de alerta podem passar despercebidos na diabetes tipo 2, a mais frequente dentro dos tipos de diabetes e que surge quando o pâncreas não consegue produzir insulina suficiente ou quando esta não é utilizada de forma correta pelo nosso organismo.
Leia Também: Costuma beber isto? É 'veneno' para o cérebro, alerta neurocientista