É importante manter uma rotina de higiene oral rigorosa e correta. Quais são os passos mais importantes? Escovar os dentes e usar fio dentário. E os raspadores de língua? Fazem alguma diferença? Sundeep Patel, um dentista especializado em cosmética, citado na Ok!, esclareceu as dúvidas sobre este utensílio cada vez mais apreciado e mencionado nas redes sociais.
Leia Também: Bochechar com sumo de vegetais? Tem mais benefícios do que pensa
"É mesmo importante cuidar da saúde oral" e, claro, "a raspagem da língua insere-se definitivamente no campo da higiene dentária, mas provavelmente não é tão importante como usar o fio dentário ou escovar os dentes", explica o dentista.
Sim, raspar a língua pode, efetivamente, ajudar a eliminar quaisquer "bactérias nocivas que causam a inflamação das gengivas, assim como a potenciais cáries", acrescenta.
Aliás, o especialista menciona que uma investigação demonstrou que "a raspagem da língua pode realmente melhorar o seu sentido do paladar". Mais especificamente, "ao raspar duas vezes por dia, a sua língua pode ser capaz de distinguir os alimentos mais facilmente e será capaz de saborear mais facilmente alimentos salgados, doces ou azedos", explica.
Ficou tentado? Quer experimentar? É simples. "Basta passá-lo de trás para a frente sobre a língua três a quatro vezes, enxaguando-o com água corrente entre cada passagem." Quando terminar lave a boca com água.
Leia Também: O envelhecimento dentário é real e estes sinais são a prova disso