Quando usa uma casa de banho pública, qual é a cabine que escolhe? Pode nunca ter pensado nisto de forma consciente, mas a verdade é que tende a ir com frequência a uma que está na mesma posição. Será que é a melhor escolha? Qual é a mais limpa?
O 'website' The Healthy cita vários estudos para chegar a alguma conclusão. Começam por referir que a maioria das pessoas tende a ir para as cabines do meio, mas também para as que estão mais longe da entrada. Desta forma, as menos usadas poderiam ser as primeiros, logo, possivelmente são mais limpas.
Leia Também: Cozinha limpa é o que todos queremos, certo? Nada melhor do que usar...
"As pessoas tendem (inconscientemente ou não) a ir para as cabines que ficam na zona mais isolada da casa de banho e evitar as que estão à frente", revela Philip Tierno, professor clínico do departamento de patologia da NYU Langone, em Nova Iorque.
Já um estudo de 1995, publicado na Psychological Science, analisou um conjunto de casas de banho públicas ao longo de 10 semanas. As cabines intermédias viram 60% dos rolos no fim, ao contrário dos 40% das que ficavam nas extremidades.
Uma outra investigação publicada na New York Magazine mostrou que as mulheres preferem as cabines do meio. No caso dos homens, preferem as mais próximas da porta.
Ainda assim, em relação à quantidade de bactérias poderá ser idêntico, apesar de parecerem mais limpas, explicam.
"Só porque uma cabine parece limpa não significa que esteja. Não é tão simples ou direto quanto parece", continua Philip Tierno.
Leia Também: Precisa de limpar mais vezes estas sete coisas em casa