Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Dicas para escolher o exfoliante mais indicado para o seu tipo de pele

Leia e coloque em prática os conselhos de dermatologistas.

Dicas para escolher o exfoliante mais indicado para o seu tipo de pele
Notícias ao Minuto

22:14 - 18/01/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Pelé

Incluir um exfoliante na rotina de 'skincare' ajuda a manter a pele saudável. Porquê? É uma forma muito eficaz de eliminar algumas impurezas e a pele morta. Quando escolhe um exfoliante tem mesmo de considerar uma série de fatores. Qual o mais importante? O tipo de pele de cada um, afirma Purvisha Patel, uma dermatologista, citada na Shape. 

Leia Também: Precisa de cuidar da sua pele quando está na neve. Saiba como

Pele oleosa

Quem tem a pele mais oleosa deve apostar nos exfoliantes físicos para ajudar a reduzir a produção óleo e a prevenir a acne. Para além disso, este tipo de exfoliantes são capazes de ajudar com o congestionamento causado pelos poros obstruídos e detritos. "Reduzir a oleosidade e a aglomeração de células mortas da pele com um exfoliante evita as erupções cutâneas", acrescenta. 

Pele mista

Para estes indivíduos aconselha exfoliantes químicos porque "dissolvem suavemente as células mortas da pele, apontando ingredientes como o retinol, o bakuchiol e a tretinoína como sendo seguros e eficazes". Já nas áreas específicas da pele que são mais oleosas, recomenda a utilização de um exfoliante físico que ajuda a controlar. 

Pele seca/sensível 

Para este tipo de pele a dermatologista sugere produtos sem enxaguamento com líquidos de baixa concentração de AHA e BHA para uma exfoliação mais suave. Proporcionam resultados mais profundos ao mesmo tempo que oferecem hidratação. Recomenda ainda exfoliantes suaves, incluindo ingredientes como o ácido salicílico e o ácido glicólico. Para evitar traumas epidérmicos que resultem em inflamação ou descamação recomenda que evitem completamente os exfoliantes físicos.

Leia Também: Cinco alimentos que melhoram a pele e 'dão-nos' anos de vida

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório