Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Quais são os tipos de mentiras mais comuns? Estudo tem a resposta

Investigadores descobriram também alguns dos efeitos psicológicos mais comuns das mentiras.

Quais são os tipos de mentiras mais comuns? Estudo tem a resposta
Notícias ao Minuto

15:33 - 10/01/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Comportamento

Quase toda a gente mente com frequência e existem sempre diferentes motivos. Por isso, os cientistas da Universidade de Twente, nos Países Baixos, organizaram quatro experiências com o objetivo de analisar os efeitos psicológicos da mentira.

Graças a isto, concluíram que as mentiras mais comuns que as pessoas contam "são aquelas que as fazem parecer melhores perante os outros", explica. Já as mentiras que ajudam a proteger alguém são menos comuns. 

Leia Também: Cinco sinais de que tem um narcisista na sua vida

Os investigadores pediram a 285 pessoas - com idades entre os 18 e os 75 anos - para registarem todas as suas mentiras durante um dia. E, assim, concluíram que cerca de 22% dos indivíduos contaram uma mentira egocêntrica de modo a aumentar os seus sucessos ou realizações.

Já a grande maioria da amostra, 70%, não relatou mentiras. Por último, uma pequena minoria, apenas 8%, afirmou ter contado mentiras relacionadas com outras pessoas normalmente com o objetivo de proteger os sentimentos de outra pessoa.

Leia Também: Falam consigo sem olhar nos olhos? Saiba o que significa

Durante outra experiência, os investigadores pediram a cada um que respondesse a perguntas consideradas difíceis e que, normalmente, são respondidas com mentiras. Depois tinham confirmar se mentir ou não.

Com isto mediram a autoestima, nervosismo, desconforto e infelicidade. Resultados mostraram que 46% dos voluntários admitiram que mentiriam. Descobriram também que os indivíduos que mentiram tinham uma autoestima significativamente mais baixa e mais sentimentos negativos no geral. 

Para a experiência seguinte, os participantes revelaram situações em que tinham mentido ou decidido dizer a verdade. E os investigadores monitorizaram as emoções negativas e positivas enquanto falavam sobre o acontecimento.

Leia Também: Confie no seu instinto e atente nestes sinais de infidelidade

Claro, os resultados foram os mesmos: "os participantes que se lembraram de cenários em que tinham mentido tinham uma autoestima mais baixa" e, além disso, "menos emoções positivas do que aqueles que se lembraram de cenários em que tinham dito a verdade". 

Para o último teste, cada um relatou os seus hábitos de mentira e a sua autoestima, ao longo de cinco dias.

Quando alguém contava uma mentira, a sua autoestima era mais baixa do que no dia anterior, "o que sugere que as pessoas que mentem não têm geralmente uma baixa autoestima, mas que o ato de mentir diminui a autoestima", concluem. 

Leia Também: Esta característica facial é muito comum entre narcisistas

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório