Sofre de indigestão? Dormir nesta posição ajuda

É um problema incómodo, mas fazer uma simples mudança, na posição, ajuda a atenuar os sintomas.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
27/12/2023 21:50 ‧ 27/12/2023 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Saúde

Passou os últimos dias a comer e, agora, a indigestão não o deixa adormecer? É uma queixa especialmente comum nesta altura do ano. Aliás, um estudo, feito em 2012, e mencionado no Huffpost, agregador de blogues, sugere que os problemas de ácido gástrico estão "associados a perturbações do sono, tais como menor duração do sono, dificuldade em adormecer, despertares durante o sono, má qualidade do sono e acordar cedo de manhã".

Dormir sobre o lado esquerdo pode ajudar imenso, nestas alturas, explica a Sociedade Gastrointestinal (da Sociedade Canadiana de Investigação Intestinal), citada no Huffpost. 

Porquê? "O refluxo pode agravar-se muito quando se está a dormir ou deitado na cama; sem a ajuda da gravidade, é muito mais fácil o conteúdo do estômago derramar-se" e começar a fluir para o esófago.

Leia Também: O seu mal é sono? Evite fazer exercício físico depois desta hora

Claro, isto resulta, em muitos casos, num "aumento dos sintomas, tais como um ardor no peito, a sensação de comida ou líquido a subir para a boca, um sabor azedo ou amargo, dores de garganta e tosse", o que impede qualquer um de dormir em condições. 

Explicam ainda que o estômago é um órgão curvo, com grande parte do seu volume, e conteúdo, no lado esquerdo. Por isso, "devido à gravidade, à forma do estômago e ao ângulo da ligação entre este e o esófago, dormir sobre o lado esquerdo pode reduzir significativamente o refluxo", aconselham.

Leia Também: Não consegue dormir? Experimente um truque inusitado (mas eficaz)

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas