O seu parceiro sofre de hipertensão? Pode estar em risco

Leia as conclusões de um novo estudo.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
07/12/2023 09:16 ‧ 07/12/2023 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Saúde

Sim, leu bem. Cerca de metade dos casos de hipertensão em adultos de meia-idade e idosos são partilhados entre casais heterossexuais, sugere um novo estudo, feito na Universidade do Michigan, nos Estados Unidos. Isto significa que quando um dos elementos do casal tem hipertensão o outro também tem ou está em risco. 

Para o estudo, os cientistas analisaram os dados de 1 086 casais em Inglaterra; 3 989 casais nos Estados Unidos; 6 514 casais na China e 22 389 casais na Índia. Informações relativas aos anos entre 2015 e 2019.

Leia Também: Limitar o consumo deste tempero pode reduzir a pressão arterial

Já no que diz respeito a idades, nos Estados Unidos, assim como em Inglaterra, os indivíduos analisados tinham 50 anos ou mais, na China e na Índia tinham 45 anos ou mais. 

Graças a isto, concluíram que entre os casais dos quatro países "as mulheres casadas com homens com hipertensão arterial tinham mais probabilidades de sofrer de hipertensão do que aquelas cujos maridos não tinham hipertensão arterial". Também "os homens que tinham esposas com hipertensão tinham mais probabilidades de ter hipertensão do que os homens cujas esposas não tinham hipertensão".

Para além disto, os investigadores encontraram uma "elevada prevalência" de hipertensão concordante nos quatro países, mais especificamente, 47,1% dos casais, em Inglaterra, 37,9% dos casais nos Estados Unidos, 20,8% na China e 19,8% na Índia.

Ou seja, "estes resultados sugerem que cerca de metade de todos os casos de hipertensão nestes países populosos são concordantes dentro dos casais", escreveram os investigadores no estudo. 

Chihua Li, um dos investigadores, "o nosso estudo é o primeiro a examinar a hipertensão concordante em casais de países de rendimento alto e médio, utilizando dados representativos a nível nacional e, por conseguinte, proporcionando uma perspetiva de comparação transnacional".

Leia Também: A simples mudança que é tão eficaz como medicamentos para a hipertensão

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas