Meteorologia

  • 02 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 14º

Três formas (simples) de 'curar' uma ressaca

Mantenha a calma e leia com atenção.

Três formas (simples) de 'curar' uma ressaca
Notícias ao Minuto

08:03 - 01/12/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Foi sair com os amigos ontem? Bebeu uns copos a mais e hoje sente que foi 'atropelado por um camião'? Mantenha a calma e leia, com atenção, os conselhos que médicos partilharam, recentemente, na CNN internacional. 

Já (quase) toda a gente sabe que o álcool desidrata, ou seja, os sintomas de ressaca, como as dores de cabeça, resultam da constrição dos vasos sanguíneos, assim como da perda de eletrólitos, minerais essenciais como o sódio, o cálcio de que o corpo necessita.

Leia Também: Dores de cabeça podem ser mais comuns com o fim do horário de verão

John Brick, um médico, aconselha que "beba um quarto de chávena de café". Normalmente, "são necessários cerca de 20 minutos para que a cafeína comece a ter algum efeito percetível", acrescenta. Mas, se o café não fizer efeito, não insista, alerta o médico. 

Substituir os líquidos perdidos por água ou por um tipo de bebida desportiva com eletrólitos pode ajudar (e muito) a acelerar a recuperação de uma ressaca, afirma Robert Swift, um professor de psiquiatria e comportamento humano na Escola de Medicina Warren Alpert da Universidade de Brown, nos Estados Unidos. 

Para terminar o médico relembra que uma pequena quantidade de álcool deixa o corpo inalterado através do suor, da urina e da respiração. Por isso, levante-se, experimente uns alongamentos ligeiros, caminhe, e, claro, ingira muita água para estimular a micção, aconselha. 

Recomenda ainda que "antes de adormecer e quando acordar, beba tanta água quanto a que conseguir aguentar confortavelmente".

Leia Também: Costuma acordar com dores de cabeça? Eis os possíveis motivos

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório