Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Comer pipocas (diariamente) pode ajudar a reduzir o risco de demência

Sim, leu bem.

Comer pipocas (diariamente) pode ajudar a reduzir o risco de demência
Notícias ao Minuto

19:34 - 23/11/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Doenças neurodegenerativas

Comer um pacote de pipocas (sem ou com pouco sal) todos os dias pode ajudar a reduzir significativamente o risco de demência, afirma uma equipa de investigadores da Universidade Rush, em Chicago, nos Estados Unidos. 

Mais especificamente, os investigadores concluíram que "comer 85 gramas ou mais de cereais integrais - como pipocas ligeiramente salgadas, quinoa ou cereais - todos os dias tinha uma redução menor nos seus resultados cognitivos".

Leia Também: Não confunda! Preste atenção a estes sinais de demência pouco conhecidos

Para o estudo, disponibilizado na revista Neurology, os cientistas acompanharam ao longo de seis anos mais de três mil adultos com uma idade média de 75 anos e que não sofriam de demência. Registaram com que frequência as pessoas ingeriam cereais integrais e todos foram convidados a fazer testes cognitivos e de memória. Foram então divididos em cinco grupos tendo em conta a quantidade de cereais integrais que tinham consumido e as suas pontuações cognitivas.

Quando ajustaram os resultados a fatores como a idade, o sexo, a educação e o tabagismo, os investigadores descobriram que "as pessoas que comiam três ou mais cereais integrais por dia apresentavam uma taxa de declínio cognitivo mais lenta do que as que comiam menos".

Descobriram ainda que os participantes negros tinham mais probabilidades de comer mais cereais integrais do que os participantes brancos. Tendo isto em conta, os investigadores apenas observaram o efeito positivo em indivíduos negros, afirmam. 

Mas os investigadores não conseguiram justificar esta associação. Mesmo assim, acreditam que está relacionado com a forma como os grãos integrais "ajudam a regular o açúcar no sangue ou a promover um intestino saudável". 

Leia Também: Quatro sinais de demência que se manifestam durante as caminhadas

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório