Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

A canja de galinha cura a gripe? As nossas avós estavam certas

Um investigador norte-americano, especializado em nutrição, esclarece.

A canja de galinha cura a gripe? As nossas avós estavam certas
Notícias ao Minuto

16:16 - 14/11/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Gripe

Cresceu a ouvir dizer que a canja de galinha é o melhor 'remédio' contra a gripe. Mas será mesmo verdade? Pois bem, o investigador Colby Teeman, especializado em nutrição, afirma que é mesmo eficaz no combate ao vírus. Segundo o responsável, até o sabor e o cheiro são importantes para a recuperação.

"Quando atendo pacientes com doenças respiratórias, percebo que muitos deles passam a comer menos ou nada. (...) Isto ocorre porque as doenças agudas desencadeiam uma resposta inflamatória que pode diminuir o apetite. Não sentir vontade de comer significa que é improvável que alguém obtenha a nutrição necessária, o que dificilmente é a 'receita' ideal para a saúde imunitária e a recuperação de doenças", explica Teema, num artigo publicado no portal científico The Conversation. E, nas suas palavras, "é aí que entra a canja de galinha".

Além de estimular o apetite, a canja pode melhorar a digestão e "reduzir os sintomas gastrointestinais que muitas pessoas têm quando estão indispostas". "Embora a maioria dos pacientes não associe infecções respiratórias superiores a sintomas gastrointestinais, pesquisas em crianças descobriram que o vírus da gripe aumentou os sintomas de dor abdominal, náusea, vómito e diarreia", aponta o investigador da Universidade de Dayton, nos Estados Unidos

Leia Também: Só 100 gramas deste alimento cobrem as necessidades diárias de vitamina D

O investigador lembra, ainda assim, que versões ultraprocessadas e pré-prontas do caldo de frango carecem de antioxidantes importantes. Ou seja, quanto mais caseira, melhor. No entender de Teeman, a canja de galinha deve conter frango, massa, pimenta, alho, cenoura, aipo e alho fresco, por exemplo.

"O ideal é servir a canja quente, pois aumentar a temperatura do corpo significa aquecer as vias nasais para eliminar o muco. Mas lembre-se: o prato é um reforço, não uma cura", conclui.

Leia Também: Atenção ao café! É altamente desaconselhado para estas pessoas

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório