Sim, nos meses de outono, as abóboras são muito utilizadas, na cozinha, assim como na decoração, na época mais assustadora do ano (o Halloween). Têm imensos benefícios para a saúde e estão repletas de nutrientes com um impacto significativo no intestino e no sistema imunitário, explica Reema Patel, uma nutricionista, citada na Women's Health, a edição britânica.
Mais especificamente, as abóboras são uma excelente fonte de fibra e, além disso, ajudam a aliviar os sintomas da síndrome do intestino irritável e da obstipação. Aliás, a maioria da fibra encontrada nas abóboras, chama-se fibra solúvel, algo capaz de "ajudar na saúde do nosso intestino".
Leia Também: Halloween. Cuidado com as velas acesas dentro das abóboras
Explica ainda que "a abóbora é considerada um alimento rico em nutrientes, o que a torna uma ótima escolha para quem quer controlar o seu peso, uma vez que comer mais abóbora pode ajudar-nos a sentirmo-nos saciados durante mais tempo devido aos elevados níveis de fibra", afirma.
Geralmente, as abóboras são uma ótima fonte de vitaminas (C e E), assim como de betacaroteno, um pigmento vegetal com propriedades antioxidantes. Alguns estudos mostraram que as dietas ricas em carotenoides, capazes de ajudar "a prevenir a síndrome metabólica e proteger contra certos tipos de cancro".
Já as sementes da abóbora são aliadas do sono porque contêm um aminoácido chamado triptofano que estimula o sono e a produção de serotonina. Por último, explica que "a abóbora é uma fonte rica de beta-caroteno, algo que é convertido no corpo em vitamina A". É um nutriente fundamental para a nossa visão.
Leia Também: Ninguém resiste a estes brownies de chocolate (e abóbora)