Imagens de blocos a cair no ecrã podem ajudar a prevenir perturbações de stress pós-traumático no pós-parto, sugere um novo estudo feito por investigadores da Universidade de Lausanne, na Suíça, referindo-se ao famoso Tetris.
Os autores do estudo, publicado na revista Molecular Psychiatry, chegaram a esta conclusão depois de terem constatado que mulheres que jogaram 15 minutos de Tetris, seis horas após uma cesariana de emergência, apresentaram menos sintomas de stress pós-traumático num período de seis meses.
Leia Também: Perguntámos a uma psicóloga como falar da guerra com crianças
A investigação envolveu a participação de 146 mulheres, metade das quais instruídas a jogar Tetris. As restantes praticaram outra atividade. Segundo os cientistas, esta forma de terapia funciona através da ativação da região visuoespacial do cérebro.
Camille Deforges, a principal autora do estudo, realça que o Tetris "é uma atividade curta, pouco dispendiosa e acessível a qualquer pessoa". Como tal, considera que "tem um verdadeiro potencial clinico". "Os resultados podem ter um impacto significativo não só na prevenção de perturbações de stress pós-traumático após um parto traumático, mas também após outros tipos de traumas."
Leia Também: Cinco hábitos a adotar para que a gordura no fígado não seja um problema