O que era 'déjà vu', já sabíamos. Mas e 'jamais vu'?
Com esta não contava...

© Shutterstock

Lifestyle Curiosidades
Um grupo de cientistas com ligações à Universidade de Grenoble, em França, e à Universidade de St. Andrews, na Escócia, descreveu os mecanismos que provocam uma sensação contrária ao 'déjà vu' - aquela sensação de já ter estado 'naquele' sítio, com 'aquela' pessoa, que, na realidade, nunca estivemos. Chama-se 'jamais vu'.
Leia Também: Dores de cabeça infernais? O que precisa de esclarecer sobre enxaquecas
Segundo os investigadores Akira O´Connor e Christopher Moulin, ocorre quando deixamos de reconhecer um rosto familiar ou quando nos esquecemos de uma palavra que escrevemos frequentemente, devido a uma espécie de cansaço do nosso sistema cognitivo. "O jamais vu é um sinal de que algo se tornou muito automático e repetitivo", explicam ao portal The Conversation, acrescentando que pode estar relacionado com transtornos como o obsessivo compulsivo.
Uma das experiências feitas pela dupla consistiu em pedir a voluntários que escrevessem repetidamente a palavra 'the' (que significa 'o' em português) até que decidissem parar por se sentirem estranhos, aborrecidos ou com dores nas mãos. Mais da metade dos voluntários parou e, de seguida, descreveram sensações de jamais vu.
Leia Também: Precisa de férias, mas não consegue 'desligar'. Está a par dos riscos?
Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.
Comentários
Regras de conduta dos comentários