Meteorologia

  • 21 FEVEREIRO 2024
Tempo
18º
MIN 10º MÁX 20º

Quatro alimentos que não são muito 'amigos' da bexiga

Cuidado!

Quatro alimentos que não são muito 'amigos' da bexiga
Notícias ao Minuto

21:34 - 15/09/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Sim, infelizmente, certos alimentos têm um impacto significativo na bexiga, explica uma urologista, citada no Huffpost, agregador de blogues. Anika Ackerman, a especialista em questão, alertou ainda que "os doentes com bexiga sensível ou bexiga hiperativa" devem saber que a alimentação agrava os sintomas. 

Tendo isto em conta, a especialista, com a ajuda de outros colegas, enumerou quatro alimentos que não são 'amigos' da sua bexiga e explicou os efeitos negativos de cada um. 

Leia Também: O erro comum que aumenta o risco de infeções urinárias

1- Fruta cítrica

"Toranjas ou laranjas, incluindo os sumos, são frutos que têm um elevado teor de ácido", explica Fenwa Milhouse, outra urologista. E, claro, "esta acidez pode causar irritação do revestimento da bexiga e aumentar os sintomas dolorosos." Por isso, aconselhou que "evite estes alimentos se tiver sintomas ativos de uma infeção urinária ou cistite intersticial". 

2- Tomates 

Sim, "os tomates são altamente ácidos, o que pode ser um notório gatilho para as dores na bexiga para muitos indivíduos", explica Fenwa Milhouse. 

Além disso, "os tomates aumentam a acidez da urina mais do que o refrigerante e causam uma irritação significativa no revestimento da bexiga", acrescenta Aleece Fosnight, médica assistente certificada, especializada em saúde da mulher e urologia.

3- Carnes processadas

Muitas destas carnes contêm nitratos, uma mistura de compostos de azoto e oxigénio e, infelizmente, "estes produtos químicos são também uma fonte bem conhecida de subprodutos cancerígenos". Mais especificamente, "os subprodutos dos nitritos adicionados à carne vermelha estão associados a um maior risco de cancro da bexiga", acrescenta Fenwa Milhouse.

4- Alimentos picantes

Normalmente, estes alimentos "irritam o revestimento da bexiga e causam uma exacerbação dos sintomas", afirma Ackerman. Isto acontece, especialmente, em indivíduos com cistite.

Leia Também: O primeiro sintoma de cancro da bexiga que nunca deve desvalorizar

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório