No Estoril Vintage Hotel o 'chá das cinco' designa-se 'Chá da Tarde' e decorre entre as 16 e as 18 horas, junta à piscina, nas salas de refeições interiores ou no terraço que dá acesso ao jardim e conta com vista para o mar. Custa 30 euros por pessoa.
O ritual vem dos tempos em que este histórico e centenário palacete do Estoril não sonhava sequer com a possibilidade de ter hóspedes que não apenas família e amigos. Com uma ligação a Macau que atravessou inúmeras gerações da família Líbano Monteiro – atuais proprietários do palacete a quem este, antes de ser transformado em hotel, serviu de casa de família e onde cresceram todos os seus filhos –, o chá é mais um ente da casa. Por aqui, e diariamente, continua a dominar a principal refeição da tarde, rodeado de uma seleção de mini doces e salgados. Um sortido onde não faltam torradas, mini sanduíches, pastelaria variada, onde se incluem coloridos macarons e os clássicos scones com manteiga e compota caseira, presença obrigatória neste ritual importado do Reino Unido.
Mais extensa do que a lista de acompanhamentos é a carta de chás (English Breakfast, Darjeeling, Earl Grey, Ceilão e Chá Verde) disponibilizada nesta refeição ligeira. Além do chá, também estão disponíveis infusões (Camomila e Cidreira, Rooibos e Canela, Limão e Gengibre e Frutos Vermelhos e Hibisco).