Meteorologia

  • 13 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 29º

Ver para crer. Jamais ignore este sintoma alarmante no WC

"Pode ser um sinal de infeções urinárias ou até um sintoma de doenças mais graves." Quem o diz é a médica urologista Sara Anacleto.

Ver para crer. Jamais ignore este sintoma alarmante no WC
Notícias ao Minuto

07:46 - 24/08/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Hematúria

"A presença de sangue na urina, definida em nomenclatura médica como hematúria, é uma das causas mais frequentes de referenciação para consultas de urologia", pode ler-se num artigo  assinado por Sara Anacleto, médica urologista do Hospital Lusíadas Braga, no blogue do grupo Lusíadas. Segundo a médica, "pode ser um sinal de infeções urinárias ou até um sintoma de doenças mais graves".

Leia Também: Pessoas com estes problemas de saúde devem evitar banhos frios

As causas mais comuns de hematúria são as cistites (inflamações ou infeções da bexiga), os cálculos urinários, os tumores da bexiga e do rim, doenças da próstata, entre outras. Podem ser classificadas como nefrológicas (glomerulonefrites, Doenças tubulo-intesticiais), urológicas benignas (cálculos urinários, infeções, hiperplasia benigna da próstata) e malignas (tumores do rim, ureter, bexiga, próstata e uretra).

"Existem várias causas para a presença de sangue na urina, e em alguns casos, mesmo após uma investigação minuciosa, não é possível encontrar causa para a presença de sangue na urina e pode ser aconselhada a vigilância e, eventualmente, a repetição de exames", explica a urologista.

Leia Também: Fígado em sofrimento? Atenção a isto durante a escovagem dos dentes

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório