Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 19º

O vinho tem efeitos antienvelhecimento? Conheça alguns

Tome nota!

O vinho tem efeitos antienvelhecimento? Conheça alguns
Notícias ao Minuto

23:36 - 23/08/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Vinhos

Sim, alguns especialistas, citados no site BestLife, sugerem que certos tipos de vinho, em moderação, têm efeitos antienvelhecimento. Claro, os médicos (re)lembram que o consumo excessivo de álcool tem consequências negativas como hipertensão, doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral, doenças hepáticas, entre muitos outros problemas de saúde graves. 

Leia Também: Provavelmente tem por casa a planta 'milagrosa' que rejuvenesce o rosto

1- Tem efeitos anti-inflamatórios.

Normalmente, o vinho tem muitos antioxidantes que "ajudam a combater os radicais livres no corpo que podem danificar as células da pele e contribuir para os sinais de envelhecimento", explica T.N. Rekha Singh.

Além disso, a dermatologista avisa que "o consumo excessivo de álcool pode exacerbar a inflamação". 

2- Ajuda a manter a pele hidratada.

Segundo um estudo, citado no BestLife, o vinho tinto, sem álcool, ajuda a diminuir a perda de água na superfície da pele. Ou seja, ajuda a ter uma pele com aspeto menos envelhecido, já que a hidratação cria uma barreira importante que protege as camadas dérmicas de estragos. Mas o contrário acontece com os vinhos com álcool. É que as bebidas alcoólicas desidratam o corpo incluindo a pele. 

3- Pode melhorar a circulação 

Então, "o vinho, especialmente o vinho tinto, pode ajudar a dilatar os vasos sanguíneos, o que aumenta a circulação sanguínea na pele", explica Singh. Quando a circulação melhora consegue fornecer "uma maior quantidade de oxigénio e nutrientes" algo que promove "um brilho saudável e combate o embotamento", acrescenta. 

Leia Também: 'Operação bronze'. Cinco dicas para prolongar a corzinha de verão

4- Pode rejuvenescer algumas células 

Normalmente, o vinho tinto tem "o resveratrol que não só atua como um agente antioxidante e anti-inflamatório, mas também estimula as proteínas celulares conhecidas como sirtuínas", explica Singh. Como "as sirtuínas estão envolvidas no processo de rejuvenescimento celular e podem ajudar a reparar as células danificadas da pele, fazem com que a sua pele pareça mais fresca e mais jovem". 

5- Ajuda a estimular a produção de colagénio 

Por último, importa saber que os antioxidantes do vinho podem estimular a produção de colagénio e elastina (duas proteínas que são cruciais para manter a pele firme e jovem) que são necessárias para manter a elasticidade do pele e prevenir rugas. 

Leia Também: Esqueça os cremes caríssimos e siga este conselho de beleza de J.Lo

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório