Meteorologia

  • 18 JULHO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 33º

Só faltava esta... Cientistas descobrem nova variante da Covid-19

Tem o maior número de mutações.

Só faltava esta... Cientistas descobrem nova variante da Covid-19
Notícias ao Minuto

22:20 - 01/08/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Coronavírus

Há uma nova variante da Covid-19, identificada na Indonésia, que está a causar alvoroço entre a comunidade científica. De acordo com os cientistas, tem o maior número de sempre de mutações. Todavia, ainda não existem provas concretas de que possa ser mais letal ou transmissível.

O sequenciamento do RNA do vírus foi registado no início de julho no Gisaid, o principal banco de dados do coronavírus a nível mundial. O vírus foi identificado a partir de testes feitos num paciente de Jacarta. 

Leia Também: Infarmed suspende comercialização de teste rápido à Covid-19

Esta nova variante, descendente da Delta, contém 113 mutações, ou seja, aproximadamente o dobro da Ómicron, que carrega cerca de 50. Entre as alterações, 37 concentram-se apenas na proteína Spike,  responsável pela entrada do vírus nas células.

"Este vírus continua a surpreender-nos e ser complacente é perigoso", afirma o professor Lawrence Young, virologista da Universidade de Warwick, no Reino Unido, em entrevista ao jornal Daily Mail. "À medida que o vírus se espalha e continua a sofrer mutações, isso inevitavelmente resultará em infeções graves nos mais vulneráveis ​​e também aumentará o peso das consequências a longo prazo da infeção", adverte. Ainda assim, segundo o especialista, ainda não está claro se esta nova variante tem potencial para disseminar-se por outros países.

Recorde-se que, a Organização Mundial da Saúde declarou, no início de maio deste ano, o fim da emergência sanitária global, provocada pela Covid-19. 

Leia Também: Diretor da OMS elogia "tremendo trabalho" de Portugal contra a pandemia

O que fazer se apresentar sintomas de Covid-19:

Mantenha a calma e evite deslocar-se aos hospitais. Fique em casa e ligue para o SNS 24 (808 24 24 24). Escolha a opção 1 (para outros sintomas deve escolher a opção 2) ou 112 se for emergência médica. Siga todas as orientações dadas e evite estar próximo de pessoas, mantendo uma distância de, pelo menos, dois metros.

Leia Também: Vacinação da Covid-19 foi a "mais escrutinada da história da Medicina"

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório