Já usou pó talco em vez de champô seco? Funciona? Como estas dúvidas são extremamente comuns, a revista Prevention, falou com especialistas e tem as respostas. Antes de tudo, Brendan Camp, uma dermatologista, explica as diferenças entre os dois produtos.
Então, segundo a médica, os champôs secos absorvem o óleo e os resíduos, mas não limpa o cabelo. Já o pó talco inclui talco, claro, ou amido de milho na lista de ingredientes e funciona como lubrificante seco que ajuda a absorver o excesso de humidade e minimizar a fricção na pele.
Leia Também: Toma banho à noite? O melhor é secar bem o cabelo antes de ir dormir
Como "o objetivo de um champô seco é absorver o excesso de óleos acumulados no couro cabeludo, algumas pessoas consideram a utilização de pó de talco em vez de champô seco, uma vez que o pó de talco é conhecido por absorver o excesso de humidade", explica Marisa Garshick, outra dermatologista.
É, no entanto, importante lembrar que o pó talco não tem alguns dos benefícios do champô seco, já que não tem fragrância, não acrescenta volume, nem textura o cabelo, diz Jennifer Korab, uma cabeleireira.
Brendan Camp sugere que tudo isto confirma que o pó talco funciona, realmente, como uma alternativa ao champô seco. Tem ainda vantagens adicionais já que não tem "nenhum dos ingredientes adicionados necessários nas fórmulas em aerossol", ou seja, são mais suaves para a pele, observa Joshua Zeichner, outro médico especialista.
Claro, antes de utilizar o pó talco tenha em conta quaisquer doenças de pele subjacentes, incluindo dermatite, psoríase ou eczema, uma vez que o couro cabeludo pode ficar mais inflamado ou irritado, alerta Marisa Garshick.
Leia Também: Mito ou facto: Beber água estimula o crescimento do cabelo?