Sim, o cheiro da urina oferece algumas pistas sobre o seu estado de saúde, mas os odores mais desagradáveis nem sempre estão associados a problemas. É o que diz Semiya Aziz - médica britânica - no jornal DailyMail. Aliás, a profissional de saúde foi ainda mais longe e falou de três alimentos que causam mudanças desagradáveis no cheiro da urina.
Leia Também: Devia sempre urinar antes de uma viagem de carro longa. Saiba porquê
Café
Então, alguns dos compostos e antioxidantes encontrados nos grãos de café são absorvidos pelo "trato digestivo, decompostos em produtos residuais denominados metabolitos e depois excretados na urina", algo que faz com que tenha um cheiro mais forte. Além disto, como se trata uma bebida diurética, aumenta a frequência com que urina, causando em alguns casos desidratação, o que, por sua vez, pode levar "a uma urina concentrada e a um odor mais percetível".
Espargos, alho e cebola
Têm metil mercaptano, "um composto com enxofre que é absorvido pela corrente sanguínea e passa através do sistema renal". Mais especificamente, os espargos contêm um composto chamado ácido asparagúsico, algo que produz "um odor semelhante ao do enxofre quando é decomposto pelo organismo", explica.
Especiarias
Especiarias como os cominhos, a curcuma e os coentros também entram nesta lista. É que em alguns casos as substâncias químicas aromáticas mantêm-se mesmo depois da digestão.
Leia Também: Cuidado com as infeções urinárias. Isto é o que deve saber