Alimentos 'saudáveis' que podem sabotar a perda de peso. Não abuse...
Estão a fazê-lo engordar...
© Shutterstock
Lifestyle Alimentação
Não se deixe enganar. Lá por serem saudáveis, isso "não significa que tenha poucas calorias", lembra a nutricionista Bárbara Oliveira, através de um vídeo publicado na rede social Instagram.
"Muitas vezes, as pessoas acham que, por serem conotados como saudáveis, estes alimentos podem ser consumidos sem restrição de quantidade", continua. É o caso dos frutos oleaginosos, como as nozes, as amêndoas e os amendoins. "São ricos em vitaminas, minerais e fibra, mas também em gordura que, apesar de ser saudável, lhes confere um valor calórico elevado", alerta.
Leia Também: Quanto tempo demora a mascar pastilha? Prove, mastigue e deite fora
O mesmo sucede com o abacate. "Rico em fibra, apresenta quantidades consideráveis de vitamina E, K e folatos, mas acaba por ser uma fruta bastante calórica pelo seu elevado teor em gordura, maioritariamente monoinsaturada, que é a boa", destaca a nutricionista.
Bárbara Oliveira lembra que, segundo as recomendações da Roda dos Alimentos, devem ser diariamente ingeridas entre uma a três porções de gordura. Uma porção equivale a, por exemplo, 10 gramas de azeite, que contém cerca de 90 calorias.
Leia Também: Camarão. Verdades que vão mudar a forma como olha para este pitéu do mar
A especialista sublinha ainda que "todos estes alimentos podem e devem fazer parte de uma alimentação equilibrada". "O segredo está em consumi-los com moderação e ajustar as porções às necessidades individuais de cada um" para que consigam alcançar os seus objetivos de emagrecimento.
Todos esses alimentos podem e devem fazer parte de uma alimentação equilibrada. O segredo está em consumi-los com moderação e ajustar as porções às necessidades individuais para alcançares os teus objetivos de emagrecimento.
Leia Também: Genial! Nem imagina como é fácil prolongar a vida de um manjerico
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com