Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

Universidade, aqui vou eu! Dicas para decorar quartos de estudantes

Artigo patrocinado por hôma

Há muito em jogo quando se aproxima a altura de os jovens entrarem na universidade. Grandes mudanças de vida são esperadas a todos os níveis e, em alguns casos, tal passará mesmo por mudar efetivamente de cidade, deixando a casa dos pais e arrendando um quarto... que precisará de ser decorado. Aliás, mesmo o quarto de sempre poderá ter de sofrer algumas adaptações de decoração para enfrentar o novo desafio. Estas dicas para decorar quartos de estudantes farão a diferença.

Universidade, aqui vou eu! Dicas para decorar quartos de estudantes
Notícias ao Minuto

10:00 - 14/09/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle hôma

O início do percurso universitário é um marco na vida de qualquer jovem, a maioria ainda a habituar-se à ideia de acabar de ter entrado na idade adulta. Os meses que precedem o arranque concreto dessa etapa são de algum tumulto, entre estudar para exames, ansiar pelos resultados, submeter a candidatura ao ensino superior, aguardar pelas colocações...

Muitas vezes, por força do curso que se escolhe (ou da média que se tem) o ingresso na vida académica obriga a deslocações de cidade. É um abandonar do ninho talvez precoce segundo a perspetiva dos pais, mas fonte de entusiasmo e potenciador de grandes descobertas de acordo com o prisma dos jovens. Todavia, qualquer que seja o ângulo, uma coisa é certa: quando a distância física se impõe, torna-se incontornável ter de arranjar soluções para acomodar a estadia que se prevê longa. A generalidade recorre a quartos arrendados, com toda a logística que tal implica, designadamente em termos de decoração.

Mas também quem fica em casa dos pais necessita de ter as condições ideais a esse nível para conseguir estudar e garantir rendimento escolar. O que não pode, afinal, faltar num quarto de um estudante universitário? É o que vamos responder de seguida, através de preciosas sugestões decorativas com a curadoria da hôma - Happy Home Living.

Mudei de cidade, arrendei um quarto... e agora?

Assumindo que associada à entrada na universidade está uma mudança de cidade - e uma vez o tema arrendamento de quarto (ou casa) já 'arrumado' -, qual é primeiro item prioritário? Uma cama, claro. É indispensável salvaguardar que os estudantes tenham uma cama onde possam repousar, certificando que o sono é de facto reparador. Além da cama, convém também assegurar que o colchão e a almofada seguem determinados padrões de qualidade em linha com o raciocínio anterior.

Notícias ao Minuto © hôma  

Já agora, não se esqueça dos têxteis: no 'enxoval' do estudante, fará sentido incluir pelo menos dois conjuntos de lençóis, um edredão e no mínimo uma respetiva capa, além de mantas e cobertas. Toalhas de rosto e de banho entram também na lista de essenciais.

Criar um ambiente de estudo

Porque é de estudantes que falamos, uma secretária onde possam cultivar um espaço dedicado ao estudo é também fundamental. Há diversas opções em madeira ou em mdf, algumas com arrumação incorporada - nomeadamente gavetas -, o que pode ser muito útil à medida em que os apontamentos se vão multiplicando.

Notícias ao Minuto © hôma  

Adicionalmente, há material de escritório que não pode faltar por forma a afiançar uma adequada organização do estudo. Existem, de resto, gamas pensadas para o efeito, compostas, por exemplo, por cestos, papeleiras e pequenos módulos autónomos de gavetas. Algumas opções, para lá da funcionalidade inerente, acautelam ainda questões de sustentabilidade, ao conferirem protagonismo ao bambu.

Notícias ao Minuto © hôma  

Atenção à iluminação. Serão muitas as vezes, por certo, que as sessões de estudo se estenderão noite dentro - ou arrancarão de madrugada - pelo que importa atender à necessidade de ter uma adequada iluminação de secretária, que dará um contributo relevante no que remete para a gestão do cansaço, facilitando a manutenção de foco e concentração.

Notícias ao Minuto © hôma  

Do conforto à arrumação

Voltando um pouco atrás. A acompanhar a secretária, convém adquirir uma cadeira o mais confortável possível, tendo em conta que será apoio de longas horas. Também a este nível não faltam soluções. De várias formas e feitios, à base de materiais diversos e com distintas opções de mobilidade - umas com assento rotativo, outras com rodinhas - as cadeiras podem ainda ser encaradas como interessantes objetos decorativos: lá por se tratar de um quarto de estudante, não quer dizer que se descure a preocupação estética!

Notícias ao Minuto © hôma  

Havendo espaço disponível, importante será também integrar no quarto uma estante onde acomodar livros. Neste particular, as soluções mix 'n modul são uma aposta sólida já que, ao assentaram num sistema modular, permitem diferentes conjugações, o que promove uma fácil adequação à área de que dispõe. Também no que a arrumação em geral diz respeito, este tipo de mobiliário é um bom aliado. Caso não seja o suficiente para poder arrumar tudo o que se vai acumulando, poderá reforçar com caixas, cestos, puffs com arrumação incorporada, ou baús.

Notícias ao Minuto © hôma  

Roupa 'em dia' e companheiros de refeições

Não são só os 'papéis' relacionados com o estudo que requerem organização e necessitam de ser arrumados. Para garantir uma rotina funcional, é importante que também a roupa esteja sempre 'em dia'. Partindo do pressuposto de que investir num roupeiro mais clássico, por assim dizer, será um plano demasiado ambicioso, poderá sempre preferir propostas mais práticas como armários em metal ou até em tecido, bem como cavaletes. Sacos a vácuo são outra resposta possível para arrumar roupa aquando das mudanças de estação, por exemplo, permitindo, assim, ganhar espaço útil.

Notícias ao Minuto © hôma  

Por fim, considerando que muitos dos quartos arrendados por estudantes se inserem em casas partilhadas e, como tal, são usadas áreas e objetos comuns, poderá ser uma boa ideia munir-se de alguns utensílios básicos de cozinha. Prato, copo, chávena, talheres, tacho, frigideira prometem vir a ser fiéis companheiros de refeições.

Notícias ao Minuto © hôma  

A entrada na universidade pode representar um desafio e tanto na vida de um jovem (e dos pais também), mas, no que remete para questões logísticas, podemos menorizá-lo, sendo que a decoração tem uma relevante palavra a dizer nesta matéria! Com estas dicas, cuja aplicação está apenas dependente de uma visita a uma loja hôma - Happy Home Living, a tarefa ficará (e muito) facilitada!

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório