Meteorologia

  • 15 JULHO 2024
Tempo
26º
MIN 18º MÁX 26º

Sente que tem sempre os olhos doridos? Pode ser um sinal deste problema

Nunca ouviu falar de rosácea ocular?

Sente que tem sempre os olhos doridos? Pode ser um sinal deste problema
Notícias ao Minuto

14:13 - 22/06/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Quase toda a gente já ouviu falar de rosácea. Trata-se de uma doença de pele que causa vermelhidão entre outros sintomas. Mas sabia que também é capaz de afetar os olhos? Chama-se rosácea ocular e nem todos conhecem. 

Para esclarecer todas as dúvidas sobre esta condição, a edição britânica da revista Marie Claire, falou com Elizabeth Hawkes, uma cirurgiã oftalmológica e oculoplástica. 

Leia Também: Problemas que fazem com que esteja sempre a pestanejar

Mais especificamente, a rosácea ocular é um dos quatro tipos de rosácea, sendo que "os outros incluem a rosácea eritematotelangiectásica (a mais comum, que é a vermelhidão persistente), a rosácea papulopustulosa (caracterizada por borbulhas no rosto, muitas vezes erradamente diagnosticadas como acne) e a rosácea fímatosa (espessamento da pele, frequentemente do nariz)", explica. 

Curiosamente, a rosácea ocular pode apresentar-se de forma isolada, o que significa que não existem outras formas da doença. Até hoje não foram determinadas exatamente as causas da rosácea, mas alguns especialistas sugerem que é capaz de estar associada a fatores ambientais, hereditários, bactérias e glândulas bloqueadas nas pálpebras. 

Entre os sintomas mais comuns de rosácea ocular incluem-se alguns como vermelhidão, ardor, vermelhidão e inchaço nas pálpebras, sensação de que algo está preso nos olhos, terçolho e inflamação das pálpebras. Muitas vezes a condição é confundida com outros problemas como olhos secos. 

Pode afetar qualquer indivíduo, mas segundo a especialista, é mais comum entre as mulheres. Além disso, o risco é mais elevado em pessoas com idades compreendidas entre os 30 e os 50 anos, acrescenta. 

Leia Também: De olhos postos nas férias? Sete conselhos para proteger a sua visão

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório