Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 22º

Alerta, fã de queijo! Só tem até ao final do mês para provar esta delícia

A fougasse com queijo azul da Arrábida está disponível de quinta-feira a domingo na Padaria Portuguesa.

Alerta, fã de queijo! Só tem até ao final do mês para provar esta delícia
Notícias ao Minuto

22:29 - 15/06/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Comida

A Padaria Portuguesa tem disponível, de quinta-feira a domingo, nas suas 63 lojas, uma versão especial deste pão, com queijo azul produzido pela queijaria artesanal Ortodoxo, na Quinta de Camarate, em Azeitão.

"Quisemos inovar, uma vez mais, ao lançarmos este pão especial. Durante o mês de junho, os nossos clientes vão conseguir provar a nossa reinterpretação da Fougasse, original da região francesa de Provença, mas com um sabor especial: o do primeiro queijo azul 100% produzido em Portugal, pela queijaria Ortodoxo. Este queijo, além de dar um aspecto diferenciador à nossa Fougasse, graças às suas ramificações azuladas, também lhe concede um sabor intenso", afirma Carlos Pina, diretor de qualidade e inovação de produto da Padaria Portuguesa, em comunicado.

Leia Também: 'Foodies', os novos pratos da Leitaria Lisboa são de 'chorar por mais'

A Padaria Portuguesa encontrou na queijaria artesanal Ortodoxo o 'match' perfeito para o desenvolvimento do pão especial de junho. "Esta parceria é um sinal de que estamos no bom caminho. Queremos ter maior quantidade de produto sem nunca abdicarmos da qualidade, tal como acontece n’A Padaria. O interesse d’A Padaria na Ortodoxo é porque partilhamos dos mesmos valores. É um caminho mais trabalhoso, mais demorado, mais complexo, mas melhor", refere José Maria Abreu Lima, um dos proprietários da queijaria artesanal Ortodoxo.

A escolha por um tipo de queijo premium para incluir na fougasse, foi a tónica final para A Padaria optar pelo queijo azul: "O queijo azul é a categoria mais premium que temos, porque não existia nenhum queijo com bolor natural. Este é um queijo especial, único em Portugal, diferenciador. Trata-se de uma bactéria que se desenvolve naturalmente no queijo, através do processo de cura. Todos os dias o queijo é virado, durante um a dois meses de cura", ", explica José Maria. "De quatro em quatro dias é furado mais de 20 vezes, de ponta a ponta, para desenvolver a tal bactéria positiva (Penicillium roquefortir), que se desenvolve através do oxigénio. O furo tem de ter o comprimento certo, feito à mão. Um trabalho muito minucioso. Quanto mais dias estiver de cura, mais intensidade vai ter no sabor."

Leia Também: Sete alimentos que vão ajudar a prolongar o bronzeado (com saúde!)

À semelhança dos outros produtos de padaria e pastelaria, a fougasse com queijo azul da Arrábida d’A Padaria Portuguesa é produzida manualmente na Fábrica de Marvila, com o recurso exclusivo a farinhas de moleiro Paulino Horta, sendo cozida no próprio dia nos fornos de cada loja, e pincelada com azeite, para serem servidas no ponto. 

Esta novidade está disponível por 3,40 euros (o valor sobe 4,30 euros se pedir via Uber Eats e Glovo).

Leia Também: Dieta do engorda. Seis coisas simples que pode fazer para ganhar peso

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório